loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 14/02/2026 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Evento

Sealba Show projeta Alagoas como protagonista na nova fronteira agrícola

Estado integra evento com foco em grãos, intercâmbio de experiências e fortalecimento institucional

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoas é o estado com maior número de municípios na região Sealba, com 74 cidades integradas à nova fronteira agrícola
Alagoas é o estado com maior número de municípios na região Sealba, com 74 cidades integradas à nova fronteira agrícola | Foto: ASCOM SEAGRI

Uma comitiva de Alagoas participou do Sealba Show 2026, realizado em Itabaiana (SE), em agenda voltada ao fortalecimento da produção de grãos na nova fronteira agrícola do Nordeste. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, acompanhou cerca de 100 representantes alagoanos, entre lideranças rurais e agricultores familiares de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras.

Durante a visita, a delegação acompanhou a Homenagem ao Mérito Agro e a assinatura de convênios entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), organizadora do evento, e o Governo de Sergipe. Segundo a Secretaria de Agricultura de Alagoas (Seagri), a participação integra uma estratégia de aproximação institucional e de intercâmbio de experiências para ampliar a competitividade do agronegócio regional.

Para Marcelo Melo, o evento consolida a região Sealba — formada por áreas de Sergipe, Alagoas e Bahia — como espaço estratégico para a expansão da produção agrícola. “O Sealba Show é hoje uma vitrine estratégica para o futuro do agro no Nordeste. Estamos falando de uma nova fronteira agrícola, especialmente para a produção de grãos, com grande potencial de crescimento, inovação e geração de renda”, afirmou.

Na área de abrangência da Sealba, Alagoas reúne o maior número de municípios participantes, com 74 cidades inseridas na região. O estado se destaca pela produção de cana-de-açúcar, mandioca, arroz e banana, além do avanço no cultivo de soja. Sergipe aparece em seguida, com 69 municípios, com ênfase em milho, coco, laranja, arroz e bovinocultura. O nordeste da Bahia soma 28 municípios, com produções voltadas para laranja, pecuária e silvicultura.

De acordo com o secretário, Alagoas possui vantagem competitiva na produção de soja por conseguir antecipar a safra em relação a grandes polos produtores do país. “Conseguimos ocupar uma janela estratégica de mercado e o estado pode se tornar fornecedor de insumo para outras regiões produtoras”, explicou.

O potencial de expansão do milho também é apontado como eixo de diversificação produtiva e de fortalecimento da economia rural. Para o secretário executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri, Edson Maruta, as condições climáticas e a localização favorecem o crescimento da região. “A Sealba se consolida como um polo de produção de grãos, com potencial para assumir papel de destaque no novo mapa agrícola do país”, avaliou.

Relacionadas