Atuação estratégica
Cooperativas da agricultura familiar reforçam vendas na Semana Santa
Produtos como leite de coco e peixes foram os mais procurados no período religioso


Com produção organizada, atuação estratégica e foco em um dos períodos mais importantes para o comércio de alimentos, cooperativas vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) têm conquistado espaço e competitividade no mercado durante a Semana Santa.
Neste ano, o destaque vai para unidades como a Cooperativa dos Piscicultores e Produtores Rurais de Teotônio Vilela (Coopteo) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), que vêm ampliando suas vendas.
A Coopeteo reúne 21 cooperados e mantém uma estrutura voltada para a piscicultura, com tanques que comportam mais de mil unidades de tilápias em processo de criação. Com um ciclo produtivo ajustado à demanda da Semana Santa, a cooperativa colocou no mercado cerca de seis mil quilos do pescado.
Segundo Taciano Alves, presidente da Coopeteo, cerca de quatro mil quilos já foram negociados com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e serão destinados a cozinhas solidárias. Outros dois mil quilos estão sendo comercializados no mercado local, incluindo feiras e pontos tradicionais como o Box 40, no mercado da cidade.
“O mercado está bastante aquecido e isso é fundamental para garantir o escoamento da produção”, destacou.
Em Piaçabuçu, a tradição da Semana Santa também movimentou a produção de derivados do coco, insumos indispensáveis nos pratos típicos à base de pescado, especialmente na Sexta-feira da Paixão. A Coopaiba, referência na cadeia produtiva do coco, registrou crescimento nas vendas do leite de coco.
Antonino Cardozo, presidente da cooperativa, explica que a Coopaiba se preparou para atender à demanda com reforço na produção e ampliação das entregas, registrando aumento de 5% nas vendas.
“É um período muito importante para nós. Lançamos estratégias de vendas específicas e organizamos a distribuição para garantir que o nosso leite de coco esteja presente nas mesas das famílias alagoanas”, afirmou.