loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5955
Maceió, AL
34° Tempo
Home > Rural

Atuação estratégica

Cooperativas da agricultura familiar reforçam vendas na Semana Santa

Produtos como leite de coco e peixes foram os mais procurados no período religioso

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Taciano Alves afirmou que cerca de quatro mil quilos foram negociados com a Conab, por meio do PAA
Taciano Alves afirmou que cerca de quatro mil quilos foram negociados com a Conab, por meio do PAA | Foto: ASCOM

Com produção organizada, atuação estratégica e foco em um dos períodos mais importantes para o comércio de alimentos, cooperativas vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) têm conquistado espaço e competitividade no mercado durante a Semana Santa.

Neste ano, o destaque vai para unidades como a Cooperativa dos Piscicultores e Produtores Rurais de Teotônio Vilela (Coopteo) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba), que vêm ampliando suas vendas.

A Coopeteo reúne 21 cooperados e mantém uma estrutura voltada para a piscicultura, com tanques que comportam mais de mil unidades de tilápias em processo de criação. Com um ciclo produtivo ajustado à demanda da Semana Santa, a cooperativa colocou no mercado cerca de seis mil quilos do pescado.

Segundo Taciano Alves, presidente da Coopeteo, cerca de quatro mil quilos já foram negociados com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e serão destinados a cozinhas solidárias. Outros dois mil quilos estão sendo comercializados no mercado local, incluindo feiras e pontos tradicionais como o Box 40, no mercado da cidade.

“O mercado está bastante aquecido e isso é fundamental para garantir o escoamento da produção”, destacou.

Em Piaçabuçu, a tradição da Semana Santa também movimentou a produção de derivados do coco, insumos indispensáveis nos pratos típicos à base de pescado, especialmente na Sexta-feira da Paixão. A Coopaiba, referência na cadeia produtiva do coco, registrou crescimento nas vendas do leite de coco.

Antonino Cardozo, presidente da cooperativa, explica que a Coopaiba se preparou para atender à demanda com reforço na produção e ampliação das entregas, registrando aumento de 5% nas vendas.

“É um período muito importante para nós. Lançamos estratégias de vendas específicas e organizamos a distribuição para garantir que o nosso leite de coco esteja presente nas mesas das famílias alagoanas”, afirmou.

Relacionadas