loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/04/2025 | Ano | Nº 5956
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

ADEAL

Recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos quase dobra em Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Ações itinerantes de recebimento foram realizadas em dez municípios de diferentes regiões do estado
Ações itinerantes de recebimento foram realizadas em dez municípios de diferentes regiões do estado | Foto: Divulgação

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que, em dez ações de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizadas em municípios do Agreste, Zona da Mata e litorais Sul e Norte do estado, no ano passado, foram recebidas 16.673 unidades. Em comparação com 2023, quando o acumulado foi de 8.368 recipientes, houve um crescimento de 99,24%.

As ações itinerantes contaram com a participação de mais de 100 produtores rurais. A quantidade de embalagens recolhida corresponde a 9.375 quilos de plástico e 3.072 quilos de papelão, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente.

O maior volume foi registrado no município de Coruripe, onde, em duas ações, foram contabilizadas mais de 9.700 embalagens entregues. Em seguida, aparecem Arapiraca, com 3.425 unidades, e São Sebastião, com 1.791. Todo o material foi encaminhado à central de recebimento de embalagens de agrotóxicos, onde recebeu a destinação final correta.

“Essa ação é fruto de uma parceria entre a Adeal, ADRAAL (Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas), InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e as secretarias municipais de Agricultura, além de lojas revendedoras, instituições do agro como a Asprovac e, principalmente, os produtores rurais. Graças a essa união de forças, conseguimos esse expressivo incremento no número de embalagens recebidas em 2023”, destacou o chefe do Núcleo de Agrotóxicos da Adeal, Paulo Melo.

Relacionadas