Administração
Paulo define equipe para coordenar transição de governo em Alagoas
Renata dos Santos, Vitor Pereira e Felipe Cordeiro vão representar atual gestão nas tratativas com grupo de JHC
O governador Paulo Dantas (MDB) definiu ontem os nomes que vão coordenar a participação do atual governo no processo de transição administrativa com a equipe do governador eleito JHC (PSDB). Foram designados a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos; o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira; e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe de Carvalho Cordeiro.
Os três representantes deverão trabalhar em conjunto com os integrantes que serão indicados por JHC para conduzir o levantamento de informações sobre a situação administrativa, financeira e operacional do Estado. Até o momento, a futura gestão não divulgou os nomes que vão compor sua equipe de transição nem informou quando fará o anúncio.
A definição dos representantes ocorre após o contato entre Paulo Dantas e JHC, depois do resultado das eleições. Na ocasião, o governador manifestou disposição para colaborar com a passagem de governo, destacando a importância de colocar os interesses de Alagoas acima das divergências políticas.
Renata dos Santos está à frente da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) desde março de 2023. Economista e doutoranda em Administração Pública, ela já comandou a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e atuou como secretária especial do Tesouro Alagoano. Também tem experiência na área fazendária do Rio de Janeiro.
Alfredo Gaspar fala sobre organizações criminosas no Brasil e o governo Lula
Jovem é atingido por 27 tiros disparados por PMs; câmera registra tudo
Criança faz sinal de socorro na TV e homem é preso por tentativa de estupro
Mulher mata filho de 8 anos com facada durante briga familiar na Bahia
Ex-CSA, Everton Heleno ganha destaque no campeonato Piauiense - 13/10/2026
Vitor Pereira comanda a Secretaria de Estado de Governo. Advogado, tem experiência nas áreas jurídica e administrativa, com passagens por órgãos como a antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Já Felipe Cordeiro é secretário-chefe do Gabinete Civil. Graduado e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atua em cargos de gestão no governo estadual desde 2013 e assumiu a chefia do Gabinete Civil em dezembro de 2018.
COMO FUNCIONA A TRANSIÇÃO
O processo de transição tem como objetivo garantir que a futura administração receba informações necessárias para assumir o governo, com acesso a dados sobre as contas públicas, contratos, convênios, obras, licitações, quadro de pessoal, dívidas e programas em andamento.
A expectativa é que os trabalhos sejam organizados por áreas estratégicas, com reuniões entre os representantes das duas gestões e levantamento das principais pendências administrativas e financeiras. O compartilhamento dessas informações permite identificar compromissos assumidos, avaliar a disponibilidade de recursos e planejar a continuidade dos serviços públicos.
O processo também deve observar as normas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), que estabelecem procedimentos relacionados à transparência, ao encerramento da gestão e à prestação de contas dos chefes do Executivo.
Entre os pontos relevantes estão a apresentação de demonstrativos financeiros, informações sobre despesas com pessoal, dívidas e precatórios, além de inventários patrimoniais e relatórios sobre obras públicas em andamento ou paralisadas.
A organização da transição busca reduzir o risco de interrupção de serviços essenciais e assegurar que a nova administração tenha condições de conhecer a situação real do Estado antes de assumir o comando, em janeiro de 2027.