loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 09/10/2026 | Ano | Nº 6330
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Legislativo

Disputa pela presidência da Câmara de Maceió expõe divisão da base governista

Articulações apontam para quatro possíveis candidatos, todos aliados de JHC e de Rodrigo Cunha

Ouvir
Compartilhar
Atual presidente da Mesa, Chico Filho já manifestou desejo de continuar no comando da Câmara
Atual presidente da Mesa, Chico Filho já manifestou desejo de continuar no comando da Câmara | Foto: Dicom CMM

Os 27 vereadores da Câmara Municipal de Maceió intensificaram as articulações para a eleição da Mesa Diretora que comandará o Legislativo no biênio 2027/2028. Com 24 parlamentares identificados com o bloco de direita e a base política do governador eleito João Henrique Caldas (PSDB) e do prefeito Rodrigo Cunha (Podemos), o grupo busca preservar o controle da Casa de Mário Guimarães.

Quatro nomes já circulam como possíveis candidatos à presidência: o atual presidente, Chico Filho (PSDB), Samyr Malta (Podemos), Kelmann Vieira (PSDB) e Marcelo Palmeira (PL). A disputa exigirá negociações para evitar divisões na base governista.

Chico Filho confirmou à Gazeta que pretende permanecer no cargo. “Sou candidato à reeleição”, afirmou. Apesar de anunciar a intenção, ele ainda não definiu a composição da futura Mesa e defende um acordo com os integrantes do grupo político.

Samyr Malta, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, também admite concorrer ao cargo, mas condiciona a decisão a uma conversa com Rodrigo Cunha. Sua proximidade com o prefeito e a atuação na tramitação de matérias orçamentárias e autorizações de crédito reforçam seu espaço político.

Shorts Youtube
Play
Palmeiras vence o Bahia por 1 a 0 - 09/10/2026

Palmeiras vence o Bahia por 1 a 0 - 09/10/2026

Play
Motorista de aplicativo é preso por tentar estuprar jovem

Motorista de aplicativo é preso por tentar estuprar jovem

Play
Polícia descarta ação de serial killer em São Paulo

Polícia descarta ação de serial killer em São Paulo

Play
Menino reza durante assalto à adega da família em São Paulo

Menino reza durante assalto à adega da família em São Paulo

Play
Polícia investiga morte de jovem na Serraria em Maceió

Polícia investiga morte de jovem na Serraria em Maceió

A comissão participou da análise de empréstimos de R$ 1,2 bilhão aprovados em 2025, durante a gestão JHC, e de outros R$ 517 milhões autorizados em julho de 2026 para a administração Rodrigo Cunha.

Kelmann Vieira, ex-líder de JHC na Câmara, e Marcelo Palmeira, atual líder do governo e presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, também são cotados, embora não tenham se manifestado diretamente sobre a disputa nesta semana.

Entre os demais vereadores, Aldo Loureiro (PDT) declarou apoio à recondução de Chico Filho: “Se ele for candidato à reeleição, voto com ele”. Allan Pierre (MDB) considera prematuro definir uma posição. Cal Moreira e Siderlane Mendonça, além de Milton Ronalsa (PSB) e Luciano Marinho (PL), aguardam uma conversa com o prefeito. Eduardo Canuto (PSDB) alerta que decisões antecipadas podem comprometer a unidade do grupo.

A influência de Rodrigo Cunha nas negociações evidencia o peso do Executivo na disputa interna do Legislativo, cuja autonomia institucional deve ser preservada.

Na oposição, Charles Hebert (PCdoB) pretende reunir representantes da federação formada por PV, PT e PCdoB após a definição dos candidatos.

Outra possibilidade é a candidatura de Silvânia Barbosa (PSD), que busca se tornar a segunda mulher a presidir a Câmara, depois de Rita Correia, que ocupou o cargo no biênio 1993/1994. Em seu quinto mandato e eleita vice-presidente da Mesa quatro vezes, Silvânia está licenciada até novembro, e sua cadeira é ocupada pelo filho, o vereador Jerônimo Barbosa (PSD).

Até dezembro, os vereadores deverão definir o calendário eleitoral, formalizar as chapas e confirmar a data da votação. A disputa testará a capacidade de negociação das lideranças e o equilíbrio entre alianças políticas e autonomia do Legislativo.

A atual Mesa Diretora é presidida por Chico Filho (PSDB). Jeannynne Beltrão (PL) ocupa a segunda vice-presidência; Galba Neto (PL), a primeira secretaria; Luciano Marinho (PL), a segunda; Siderlane Mendonça (PL), a terceira; e Cal Moreira (PSDB), a quarta. Brivaldo Marques (PL) e Thiago Prado (PP) são os dois suplentes.

Relacionadas