loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 14/05/2026 | Ano | Nº 6223
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Dívidas rurais

Renan dá parecer favorável à criação de linha de crédito para renegociação de dívidas de agricultores

Ouvir
Compartilhar
Renan dá parecer favorável à criação de linha de crédito para renegociação de dívidas de agricultores
Renan dá parecer favorável à criação de linha de crédito para renegociação de dívidas de agricultores | Foto: Assessoria

O senador Renan Calheiros liderou, nessa quarta-feira (13), o avanço no Senado de uma proposta considerada estratégica para o setor agropecuário e que pode beneficiar diretamente produtores rurais de Alagoas e de todo o País. Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Renan apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 5.122/2023, que cria uma linha especial de financiamento para renegociação de dívidas de produtores afetados por eventos climáticos extremos.

A proposta autoriza o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para viabilizar crédito voltado ao alongamento de débitos rurais contratados até 31 de dezembro de 2025, oferecendo condições especiais para agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores.

Relator da matéria, Renan destacou a importância da medida para garantir fôlego financeiro ao setor produtivo, especialmente em um momento de dificuldades enfrentadas pelo campo em diferentes regiões do País. “Na próxima terça-feira estará mais do que madura a apreciação definitiva deste projeto, tanto aqui na comissão como no Plenário”, afirmou o senador.

O relatório apresentado por Renan amplia as fontes de recursos previstas no projeto e cria mecanismos adicionais para facilitar a renegociação das dívidas rurais.

Pelo texto, a linha de crédito poderá movimentar até R$ 30 bilhões. As taxas de juros previstas são de 3,5% ao ano para agricultores familiares e pequenos produtores, 5,5% para médios e 7,5% para os demais. O prazo para pagamento será de até 10 anos, com três de carência.

Relacionadas