Integração
AL vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Encontro marcará a posse do Governador Paulo Dantas na presidência do colegiado

Alagoas vai sediar, nesta quinta-feira, 5, a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) de 2026.
A reunião está marcada para as 14h, no Hotel Jatiúca, em Maceió, e marcará a posse do Governador Paulo Dantas na presidência do colegiado, que reúne os governadores dos nove estados nordestinos.
Criado para fortalecer a cooperação entre os estados da região, o Consórcio Nordeste atua na articulação de políticas públicas integradas e no diálogo conjunto com o governo federal, organismos internacionais e instituições estratégicas. A presidência do consórcio é exercida de forma rotativa entre os governadores.
A assembleia vai discutir as prioridades da Agenda 2026 e outros temas estratégicos para a região. A pauta inclui debates sobre infraestrutura, com a participação do Ministro dos Transportes, Renan Filho; o programa Nordeste Criativo, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes; além da assinatura de acordos de cooperação técnica com o Sebrae e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Também estão previstas a apresentação do estudo “Descarbonização da frota pesada do Nordeste”, a ser exposto por José Sérgio Gabrielli, e a discussão da agenda internacional do consórcio.
O Consórcio Nordeste é uma associação pública formada pelos nove estados da região e tem como instância máxima a Assembleia Geral de Governadores, responsável pelas decisões estratégicas. A estrutura inclui ainda a Secretaria-Executiva, encarregada da gestão das ações, com apoio de câmaras temáticas setoriais.
