loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 28/08/2025 | Ano | Nº 6042
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Primeira Infância

Plano orientará políticas para crianças de até 6 anos em AL

Documento lançado ontem reúne diretrizes em áreas como saúde, nutrição, proteção, educação e orçamento

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Plano Estadual pela Primeira Infância foi lançado ontem em AL
Plano Estadual pela Primeira Infância foi lançado ontem em AL | Foto: Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Foi lançado ontem, no Centro de Convenções de Jaraguá, o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi), que vai orientar, pelos próximos dez anos, as políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos.

O documento reúne diretrizes em áreas como saúde, nutrição, proteção, educação e orçamento. Segundo o governo, o plano será incorporado aos Planos Plurianuais (PPAs) dos municípios.

A elaboração contou com consultas públicas e participação de diversos setores da sociedade civil, incluindo comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, assentamentos rurais, filhos de pessoas privadas de liberdade e mais de 750 crianças.

A iniciativa segue parâmetros do Marco Legal da Primeira Infância (2016), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.

Representantes do Estado e de municípios destacaram a importância da adesão das prefeituras para a implementação efetiva do Pepi. De acordo com a Associação dos Municípios Alagoanos, todos os prefeitos eleitos no último pleito confirmaram interesse em participar.

A solenidade contou com a presença de secretários estaduais, parlamentares e membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/AL).

Relacionadas