loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5955
Maceió, AL
34° Tempo
Home > Política

Incremento

Promoções internacionais e novos voos impulsionam alta do turismo em AL

Secretária Bárbara Braga detalha ações que ampliaram a temporada e atraíram mais turistas ao estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Segundo Bárbara Braga, Alagoas conseguiu prolongar a alta temporada turística até abril
Segundo Bárbara Braga, Alagoas conseguiu prolongar a alta temporada turística até abril | Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur

Os investimentos em promoção internacional e a ampliação do número de voos comerciais resultaram numa verdadeira revolução no turismo de Alagoas. É o que destaca a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, em entrevista exclusiva ao GazetaNews Entrevista, que vai ao ar neste sábado (27), às 16h, no canal 525 da Net/Claro e no YouTube da emissora.

Segundo Bárbara, graças às ações de divulgação no Brasil e no exterior, Alagoas figura hoje entre os destinos mais procurados do País, com aumento expressivo no fluxo de visitantes e impacto direto na economia.

“Conseguimos prolongar a alta temporada até abril, o que é muito positivo para o setor e para a geração de empregos. Trabalhamos de forma permanente para avançar cada vez mais”, afirmou a secretária.

De acordo com dados apresentados por ela, a movimentação econômica gerada pelos visitantes na temporada 2024/2025 superou R$ 80 milhões.

Um dos fatores para esse desempenho foi o aumento do número de leitos em hotéis e pousadas, tanto na capital quanto nos balneários turísticos, tornando o destino mais competitivo.

O crescimento no número de voos também foi fundamental. A secretária lembrou que a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, promovida pelo governo do Estado, incentivou as companhias aéreas a ampliarem as operações. “Em 2024, registramos 9.992 operações no Aeroporto Zumbi dos Palmares, contra 8.686 em 2023”, destacou.

Segundo números da Aena, que administra o aeroporto, houve um crescimento de 14,21% no fluxo geral de passageiros em 2024, ultrapassando 2,7 milhões de pessoas. No turismo internacional, o salto foi ainda maior: de 29.751 turistas estrangeiros em 2023 para 40.619 em 2024, crescimento de 36,52%.

Bárbara também ressaltou o trabalho de promoção internacional realizado pela Secretaria de Turismo. A participação no Roadshow Visit Nordeste, em Londres e Milão, e campanhas de divulgação, como a plotagem de táxis ingleses e ônibus italianos com imagens das praias alagoanas, foram ações que ajudaram a consolidar Alagoas como destino internacional.

“O turismo é um trabalho que não para. Além das campanhas e feiras, investimos na capacitação: em março, recebemos 500 agentes de viagens de oito estados para o Workshop Masterop Travel (WMT) em Maceió. No total, já capacitamos 14 mil profissionais do setor”, acrescentou.

Outro fator apontado por Bárbara Braga foi o fortalecimento da infraestrutura no Estado. Investimentos em estradas, saneamento e segurança pública ajudam a criar um ambiente mais atrativo para turistas e investidores. “O Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) também tem papel importante nesse processo, atraindo grupos internacionais para a construção de resorts e hotéis”, analisou.

A secretária lembrou ainda que o novo aeroporto de Maragogi, em fase de construção, deverá impulsionar ainda mais o fluxo turístico na região Norte. “O turismo nunca cresceu tanto em Alagoas como agora. E isso é resultado de um trabalho de continuidade, planejamento e parceria com o setor privado”.

Relacionadas