loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 23/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

MEMÓRIA

Gabriel e a esperança verde-amarela

Ouvir
Compartilhar

O campeonato mundial de futebol, recém-encerrado, deixou como maior lição a certeza de que a vitória costuma sorrir para aqueles que, além de possuírem técnica apurada, cultivam um verdadeiro espírito de equipe, alimentado pela coragem, pela entrega e pelo chamado “sangue nos olhos” em cada disputa de bola. Que o diga “Vozinha”, goleiro de Cabo Verde.

Acompanhar jogos do Brasil no próprio estádio foi uma das experiências esportivas mais marcantes que já vivi. A torcida, bela e vibrante, reunia bandeiras de vários países em um permanente clima de confraternização, mesmo quando cada coração pulsava mais forte por sua própria seleção. Ver alguns dos maiores jogadores do planeta correndo atrás da bola, bem diante dos meus olhos, foi algo inesquecível.

A organização nos estádios, antes, durante e depois das partidas, também merece aplausos. Tudo parecia pensado para transformar o espetáculo em uma celebração coletiva, na qual o futebol, mais uma vez, demonstrou sua capacidade de aproximar povos, culturas e emoções.

Infelizmente, nossa seleção parou no meio da jornada. Não por falta de qualidade de seus jogadores, mas, talvez, pela ausência de algo facilmente percebido em outras equipes: o desejo de vencer jogando futebol, e não apenas pela tradição da camisa verde e amarela. Sofri, vibrei, torci, gritei e, apesar da derrota para a Noruega, deixei o local com o coração dividido entre a frustração do torcedor e a gratidão por ter vivido aquele momento ao lado de meus familiares.

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Foi então que a TV Connection, ao entrevistar torcedores na saída do estádio, abordou Gabriel, meu neto, e perguntou qual mensagem ele deixaria aos brasileiros. Do alto de seus sete anos, olhando firme para a câmera, respondeu com segurança e simplicidade: “Não precisa ficar triste, porque o Brasil, daqui a quatro anos, vai ganhar a próxima Copa.”

Naquele instante, Gabriel talvez tenha traduzido o sentimento mais puro do verdadeiro torcedor: a capacidade de sofrer sem perder a esperança. E eu, como avô e brasileiro, também acredito nisso. Afinal, com fé, trabalho e união, tudo haverá de dar certo.

Relacionadas