Folia
Oi, Pinto da Madrugada, novamente

É só chegar janeiro que, aonde eu chego, o povo só tem uma pergunta: “E o Pinto?”, “E o Pinto?”. Eu sorrio e respondo: “Vamos trabalhar, vocês só pensam em segurar o Pinto! Vamos trabalhar!”. As pessoas sorriem e voltam às suas atividades para, no dia seguinte, repetirem: “E o Pinto?”. Já são 26 anos de brincadeiras e folia na magnífica orla da Pajuçara e da Ponta Verde.
Por ter sido um dos quatro fundadores, junto com Eduardo e Braga Lyra e Marcial Lima (in memoriam), sei que, para botar o bloco na avenida, os trabalhos se iniciam meses antes. Isso porque seus diretores e fundadores entendem o que o bloco representa para tanta gente que escolhe o dia do desfile para reencontrar os amigos, abraçá-los, brincar e se divertir saudavelmente.
As dificuldades para armar o barracão onde se realizam os últimos preparativos para o Pinto e os carros alegóricos são grandes, e isso tem sido resolvido com a colaboração de amigos generosos: o Pinto precisa estar elegante e charmoso, como exigem os foliões. Este ano foi o amigo e folião Kennedy Calheiros quem cedeu temporariamente um excelente imóvel para servir de oficina e vestuário para o Pinto e os carros alegóricos.
Depois que o Pinto sai do barracão e chega à concentração, temos que esperar pelas orquestras. Muitas vêm de municípios longínquos, como Traipu, Penedo e Quebrangulo; daí ser impossível o bloco sair antes das 9 horas. Na concentração, no início da Pajuçara, já vão se aglomerando os foliões e, depois que o bloco sai, a multidão cresce nas orquestras e na Pintoca, que dispõe de sonorização para que o coral e sua pequena orquestra possam ser escutados pelos foliões, que fazem da orla um mar de alegria.
Os foliões sempre pedem músicas de Edécio Lopes e são atendidos. Este ano, a Academia Alagoana de Letras o homenageou, e seu frevo Cidade Sorriso foi cantado lá:
“Subi a ladeira do Farol
Fiquei no mirante a olhar
Os raios dourados do sol
No azul imenso do mar
Olhei a cidade sorriso
E vi Maceió tão feliz
Mostrando tanta riqueza
Ao povo desse país
Eu vi, eu vi, eu vi
Vi tanta coisa boa
Vi um mundão de lagoa
Um barco a deslizar
Eu vi, eu vi, eu vi
O Trapichão enfeitado
O CRB no gramado
Jogando com o CSA
Eu vi, eu vi, eu vi.”
Vamos aproveitar a brincadeira com os amigos e a família. Vamos segurar o Pinto!
