loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 15/08/2026 | Ano | Nº 6290
Maceió, AL
20° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Maré

EMPREENDEDORISMO

O sonho não se aposenta

Aos 68 anos, Norma Acioli transforma uma antiga paixão por cosméticos em negócio próprio e cria marca inspirada na biodiversidade brasileira

Ouvir
Compartilhar
Norma Acioli criou a marca Moã Cosméticos após a aposentadoria
Norma Acioli criou a marca Moã Cosméticos após a aposentadoria | Foto: Ailton Cruz

Depois de mais de três décadas de carreira como engenheira química e anos conciliando o trabalho formal com a atuação como consultora e auditora em gestão da qualidade, Norma Acioli decidiu que era hora de tirar do papel um sonho que a acompanhava desde a juventude. Aos 68 anos, após a aposentadoria, ela criou a Moã Cosméticos, uma marca que aposta na riqueza dos biomas brasileiros e em produtos desenvolvidos especialmente para atender às necessidades da pele madura.

Embora a empresa tenha sido lançada oficialmente em julho de 2025, o projeto começou a ganhar forma meses antes. Desde janeiro do mesmo ano, Norma mergulhou no universo do empreendedorismo, participou de cursos, visitou fornecedores, esteve em eventos do setor e estreitou o relacionamento com farmacêuticos e químicos especializados no desenvolvimento de cosméticos. Os primeiros produtos desenvolvidos foram um sérum e um gel de limpeza facial, que já estão ganhando o mercado.

"O sonho de criar uma linha de cosméticos e perfumaria existe desde a minha formatura. Na época, até fiz um curso na área, mas não tinha recursos para investir", relembra.

O nome da marca traduz exatamente a essência do projeto. Moã significa "caminhos" em tupi-guarani e foi escolhido para representar a conexão com a biodiversidade nacional. A proposta é valorizar ingredientes extraídos de diferentes biomas brasileiros, mostrando que o país possui uma riqueza natural capaz de competir com ativos importados amplamente utilizados pela indústria da beleza.

Shorts Youtube
Play
‘Lula de Arapiraca’ é levado à delegacia após danificar gramado

‘Lula de Arapiraca’ é levado à delegacia após danificar gramado

Play
IML confirma: homem morreu após se engasgar com cuscuz em Arapiraca

IML confirma: homem morreu após se engasgar com cuscuz em Arapiraca

Play
Adolescente de 14 anos morre em acidente entre moto e caminhão na AL-220

Adolescente de 14 anos morre em acidente entre moto e caminhão na AL-220

Play
'Lula' preso? Sósia do presidente é levado a delegacia após denúncia sobre dano a patrimônio

'Lula' preso? Sósia do presidente é levado a delegacia após denúncia sobre dano a patrimônio

Play
Brasileiros ao redor da América - 14/08/2026

Brasileiros ao redor da América - 14/08/2026

Para isso, Norma buscou fornecedores legalizados de sementes, óleos e manteigas vegetais provenientes da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga. A produção é terceirizada, mas as formulações são desenvolvidas em parceria com farmacêuticos, seguindo critérios rigorosos na seleção das matérias-primas.

Aproveitando expertise adquirida com o trabalho de engenheira química, ela decidiu investir em produtos para pele madura
Aproveitando expertise adquirida com o trabalho de engenheira química, ela decidiu investir em produtos para pele madura | Foto: Ailton Cruz

"Queria criar uma marca genuinamente brasileira. Apesar de muitos ingredientes utilizados pela indústria serem importados, temos uma flora extremamente rica que merece ser valorizada", afirma.

A trajetória de Norma não é um caso isolado e se insere em um movimento de pessoas que encontram no empreendedorismo uma alternativa após os 50 anos.

De acordo com a analista do Sebrae, Anisselia Nunes, diversos fatores ajudam a impulsionar o empreendedorismo na maturidade. Entre eles estão a necessidade de complementar a renda da aposentadoria, o aumento da longevidade com qualidade de vida, a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho em razão do etarismo e a busca por propósito e autonomia.

“Os empreendedores sêniores contam com experiência e conhecimento técnico acumulados, uma rede de contatos consolidada, maior inteligência emocional e resiliência para lidar com crises, além de uma visão de negócios prudente e voltada ao planejamento financeiro”, destaca a especialista.

Entre os maiores obstáculos de empreender nessa fase da vida, estão a adaptação às novas tecnologias e ferramentas digitais, o risco de comprometer as economias acumuladas, a barreira do etarismo no ecossistema de investimentos e a transição da mentalidade de funcionário/executivo para a de dono de negócio.

O importante, quando o assunto é empreender após os 50 anos, é ter a consciência de que mais do que gerar renda, o negócio próprio na aposentadoria também promove saúde mental e inclusão social. “Empreender nessa fase também combate o isolamento, devolve o senso de utilidade e permite a construção de um legado com autonomia sobre o tempo”, afirma Anisselia.

Sérum e gel de limpeza facial foram os primeiros produros desenvolvidos pela marca
Sérum e gel de limpeza facial foram os primeiros produros desenvolvidos pela marca | Foto: Divulgação

Produtos para diferentes necessidades

A Moã Cosméticos foi estruturada em três linhas. A Moã Reserva reúne produtos formulados com ingredientes amplamente utilizados pela indústria cosmética, mas voltados especialmente para pessoas com pele sensível. Já a Moã Bioma utiliza ativos provenientes dos biomas brasileiros, enquanto a Moã Rotina combina ingredientes tradicionais e componentes inovadores para potencializar os cuidados com diferentes tipos de pele.

Apesar da diversidade das linhas, existe um público prioritário: mulheres com mais de 40 anos. Segundo Norma, a experiência pessoal ajudou a identificar uma lacuna no mercado. "Conheço as necessidades da pele madura e percebo que muitas marcas ainda não desenvolvem produtos pensando especificamente nesse público”, afirma.

Sua formação acadêmica também faz diferença no desenvolvimento da empresa. Engenheira química e mestre em Energia da Biomassa, ela afirma que o conhecimento em bioquímica, processos químicos, controle e gestão da qualidade, além da metrologia química, oferece segurança na escolha dos ingredientes e na avaliação da eficácia das formulações.

Além dos produtos para o rosto já disponíveis para compra, a Moã também está começando a produzir dois body splashes, sendo um de cereja e um de macadâmia.

Empreender longe dos grandes polos

Se a experiência técnica representa uma vantagem competitiva, a localização do negócio ainda impõe obstáculos. Segundo ela, empreender no segmento de cosméticos em Alagoas exige vencer a escassez de fornecedores especializados.

Usando ingredientes do bioma brasileiro, Norma foca em nos cuidados com a pele madura
Usando ingredientes do bioma brasileiro, Norma foca em nos cuidados com a pele madura | Foto: Ailton Cruz

Atualmente, a maior parte das matérias-primas e dos parceiros comerciais está concentrada em estados como São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Pará e Pernambuco, o que torna a logística mais complexa e exige um planejamento rigoroso.

Mesmo diante dos desafios, Norma acredita que nunca é tarde para começar um novo projeto. Para ela, a aposentadoria não significou desacelerar, mas abrir espaço para realizar um sonho cultivado durante décadas.

“A Moã nasceu do desejo de recomeçar, de transformar a maturidade em potência criativa. É uma marca que acredita que cuidar da pele é também cuidar da história, da natureza e da autoestima”, destaca Norma.

Mais do que uma marca de beleza, a Moã representa o encontro entre conhecimento, experiência e um sonho que esperou décadas para ganhar forma. A trajetória de Norma mostra que novos caminhos também podem nascer quando uma carreira chega ao fim, e que alguns sonhos simplesmente não se aposentam.

Quem quiser adquirir os itens da marca basta acessar o link no perfil do Instagram @moacosmeticos.oficial.

Relacionadas