COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
Em série, estilo minimalista de Carolyn Bessette volta aos holofotes
It girl dos anos 1990, Carolyn Bessette volta a inspirar fashionistas após lançamento da série American Love Story


Ícone dos anos 1990, Carolyn Bessette volta a inspirar fashionistas ao redor do mundo após o lançamento de American Love Story, série que revisita sua relação com John F. Kennedy Jr. Seu guarda-roupa minimalista e atemporal agora conquista um novo público, saturado de tendências passageiras e avesso ao consumismo excessivo. Vem saber mais!

Figurinos na série
Dirigida por Ryan Murphy, a série retrata a história de amor entre John F. Kennedy Jr., filho do 35º presidente dos Estados Unidos, e a assessora de imprensa e publicitária Carolyn Bessette. Para reconstruir o romance, a produção investiu em figurinos que revisitam looks icônicos do casal, com atenção especial ao minimalismo sofisticado que consolidou Carolyn como uma verdadeira it girl da década.
Quem assina os figurinos é o profissional Rudy Mance, que começou sua carreira como assistente de moda na Condé Nast. Entre as peças que figuram a série, estão um casaco da Valentino e botas da Prada que pertenceram à própria Carolyn.

“Encontramos um colecionador no Canadá que tinha por volta de 30 peças originais”, afirmou Mance em entrevista.
O figurinista também revelou que, apesar de encontrarem peças da época, foi difícil cravar o que Carolyn e John vestiam antes de se conhecerem — período que é abordado na série. “Estamos contando a história de como eles se conheceram”, declara Rudy.

Representação verossímil
Representar o estilo de Carolyn com fidelidade era tão importante que, antes mesmo da estreia, a série já enfrentava polêmicas. Quando as primeiras imagens foram divulgadas, parte do público reagiu negativamente.
Naquele momento, o figurino ainda era assinado por outro profissional, antes de Rudy Mance assumir a função. As críticas — que iam da cor do cabelo da atriz Sarah Pidgeon ao tamanho considerado incorreto da icônica Birkin — levaram a produção a rever escolhas e redirecionar o projeto.
“Tivemos um percalço no verão”, afirmou o produtor executivo Brad Simpson à Variety. “Na verdade, acho que foi positivo que as fotos tenham vindo a público, porque ouvimos muito do feedback”.

Estilo atemporal de Carolyn Bessette
Na parte do dia, compunham seu estilo blusas em tons neutros, como preto, branco e bege, calças jeans oversized, sobretudos e cachecóis. Já à noite, Carolyn optava por vestidos de recortes sutis, tecidos fluidos e modelagem sofisticada, quase sempre em uma paleta enxuta, que valorizava a silhueta sem excessos.
O foco da publicitária era claro: uma silhueta marcada sem esforço aparente, atribuindo aos looks um ar de descontração e simplicidade que jamais comprometia a elegância. No visual de Bessette, outro ponto de destaque era a ausência de logomarcas explícitas — uma escolha que hoje se associa ao chamado quiet luxury.

Carolyn também apostava em uma beleza igualmente minimalista. O cabelo loiro, quase sempre liso e repartido ao meio, maquiagem leve e acessórios pontuais, como óculos de sol e bolsas estruturadas.
