COLUNA ILCA MARIA ESTEVÃO
As sandálias dos anos 2000 estão de volta; relembre as variedades
Está na hora de recuperar as sandálias do início do século, graças à tendência que explora versões modernas para todos os gostos


Olhar para o passado sempre dá bons frutos no mundo da moda, e a tendência da vez é o retorno das sandálias dos anos 2000, que voltaram a dominar as ruas e as passarelas nesta temporada. Reinterpretadas para os guarda-roupas modernos, itens como as sandálias com tiras, de plataforma ou em tons metálicos podem unir conforto a diferentes ocasiões e climas para o dia a dia da mulher fashionista.

Sandálias de dedo
Também chamado de thong sandals, esse item consegue transitar entre looks elegantes, despojados e minimalistas. Tradicionalmente conhecido nos pés de nomes como Britney Spears e Hilary Duff, elas estão de volta pelas mãos de Miu Miu, The Row e Michael Kors. Uma dica é usá-las com vestidos, dos mais sofisticados aos mais leves.

Mules abertos
Os mules, que se tornaram a assinatura de Paris Hilton nos anos 2000, estão de volta graças a Michael Kors, Prada e Versace. Para um visual inspirado nos anos 2000, opte por modelos abertos e com tons metálicos, de couro ou com detalhes transparentes.

Sandálias com tiras
Ao se tratar de estilo, o começo do milênio foi marcado pelo glamour, tendo as sandálias com tiras como grande representante. Agora, 25 anos depois, elas estão novamente em alta. Baixas ou de salto, minimalistas ou adornadas, esse item podem ser usado com calças de linho leves, vestidos românticos ou até mesmo com roupas de praia durante as férias.

Plataforma
As sandálias de plataforma também marcaram época, e seu retorno era inevitável. Agora, marcas como Chanel, Versace e Elie Saab reinterpretam a peça. Elas podem ser combinadas com mom jeans — atemporais —, minissaias ou até vestidos clássicos para um visual confortável e visualmente agradável.
A moda em 2025 recuperou as sandálias dos anos 2000, e o melhor é que, graças à variedade de modelos e tipos, é possível experimentar e reinterpretar esses itens à sua maneira. Está na hora de recuperar um par que não usa há muito tempo e reintroduzir o calçado ao seu guarda-roupa com muito estilo!