loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/10/2026 | Ano | Nº 6327
Maceió, AL
29° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Internacional

ELEIÇÕES 2026

Imprensa estrangeira cita ‘troféu que falta para a Casa Branca’

Veículos americanos e de países europeus destacam fortalecimento da oposição e fragilidade petista

Ouvir
Compartilhar
Jornalistas acompanham resultados da votação do 1º turno
Jornalistas acompanham resultados da votação do 1º turno | Foto: — Divulgação

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras desse domingo (4) repercutiu na imprensa internacional.

Veículos dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina destacaram o avanço do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e associaram o resultado ao crescimento de líderes de direita na região.

Para o jornal francês Le Monde, "Lula paga o preço pelo descontentamento dos eleitores", enquanto publicações como The New York Times e El País apontaram fragilidades na coalizão governista e o peso do endividamento das famílias brasileiras na decisão do voto.

"Se Bolsonaro derrubar Lula no segundo turno, será a maior vitória até agora para a direita em ascensão da América Latina", diz o New York Times.

Shorts Youtube
Play
JHC vai governar com maioria no Senado e com a prefeitura da capital

JHC vai governar com maioria no Senado e com a prefeitura da capital

Play
Esta é a primeira eleição que Renan Filho perde das sete que disputou

Esta é a primeira eleição que Renan Filho perde das sete que disputou

Play
Paulo Dantas abre espaço para processo de transição de governo com JHC

Paulo Dantas abre espaço para processo de transição de governo com JHC

Play
Apesar de derrota na majoritária, Paulo Dantas celebra seus eleitos ao Legislativo

Apesar de derrota na majoritária, Paulo Dantas celebra seus eleitos ao Legislativo

Play
Saiba o desempenho das famílias que disputaram as eleições em Alagoas

Saiba o desempenho das famílias que disputaram as eleições em Alagoas

O jornal americano destaca que uma possível vitória do senador do PL também pode levar ao poder um aliado entusiasmado de Donald Trump e ajudar Washington a avançar em seu objetivo de dominar a região.

O jornal classifica o Brasil como o "troféu que falta" para a Casa Branca e lembra que o filho de Jair Bolsonaro (PL) prometeu fortalecer laços comerciais com os EUA.

"Se Lula conseguir se recuperar do revés de domingo, isso pode ser visto como uma resistência à direita latino-americana. Enquanto muitos outros líderes latinos se alinham, Lula desafiou Trump diversas vezes, alertando-o para não se intrometer nos assuntos de seu país."

Para o francês Le Monde, "Lula paga o preço pelo descontentamento dos eleitores". O jornal narra que a festa de petistas reunidos no Rio de Janeiro para aguardar os resultados rapidamente se transformou em "um comício melancólico".

Relacionadas