loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 05/02/2026 | Ano | Nº 6155
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Internacional

Operador financeiro

Aliado de Maduro é capturado em operação dos EUA com a Venezuela

Alex Saab está sob custódia das autoridades venezuelanas enquanto os trâmites de extradição para os Estados Unidos são definidos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Aliado de Maduro é capturado em operação dos EUA com a Venezuela
Aliado de Maduro é capturado em operação dos EUA com a Venezuela | Foto: Federico Parra/AFP

O empresário colombiano Alex Saab, apontado como um dos principais operadores financeiros do chavismo venezuelano, foi detido na madrugada de ontem em Caracas em uma operação conjunta do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN) e do FBI dos Estados Unidos, segundo fontes de inteligência.

Saab, de 54 anos, está sob custódia das autoridades venezuelanas enquanto os trâmites de extradição para os Estados Unidos são definidos.

Nascido em Barranquilla, na Colômbia, e de ascendência libanesa, ele ganhou destaque internacional em 2020, quando foi preso em Cabo Verde a pedido de Washington.

Na ocasião, enfrentou acusações nos EUA por conspiração para lavagem de dinheiro em contratos relacionados ao governo venezuelano, incluindo o programa de distribuição de alimentos CLAP, e por corrupção.

Em dezembro de 2023, Saab foi beneficiado com um indulto presidencial dos EUA em troca da libertação de cidadãos norte-americanos detidos na Venezuela, acordo que permitiu sua volta a Caracas.

No retorno, ele foi nomeado ministro da Indústria e da Produção Nacional pelo presidente venezuelano deposto, Nicolás Maduro, cargo que ocupou até janeiro de 2026, quando foi desligado pelo governo interino liderado por Delcy Rodríguez.

INFLUÊNCIA

A relação de Saab com a Venezuela remonta ao início dos anos 2000, mas ele se tornou mais conhecido internacionalmente após 2016 por meio de contratos ligados ao programa CLAP, que lhe renderam enorme influência política e econômica no país

Além do processo norte-americano, Saab enfrenta acusações em outros países por esquemas de lavagem de dinheiro e está envolvido em casos que incluem empresários venezuelanos como Raúl Gorrín, que também teria sido detido na mesma operação.

Até o momento, não houve confirmação oficial das autoridades venezuelanas sobre os motivos formais da prisão desta quarta-feira nem detalhes sobre o cronograma da extradição.

Relacionadas