Imunização nas Escolas
Semana Saúde na Escola atualiza cadernetas de vacinação em Alagoas

Vacinação nas escolas
O Programa Saúde na Escola, iniciativa em conjunto dos ministérios da Saúde e Educação, iniciou a Semana Saúde na Escola. A ação, que ocorre até o próximo dia 25 de abril e visa atualizar a Caderneta de Vacinação dos Estudantes com foco em crianças e jovens de até 15 anos, está presente em todas as escolas públicas de Alagoas.
Mais de 700 alunos
São 2.228 escolas pactuadas com 736,5 mil alunos atendidos nos 102 municípios do Estado, conforme a coordenação do Programa Saúde na Escola. A meta é vacinar pelo menos 90% das crianças e adolescentes até 15 anos, atualizando, dessa forma, a Caderneta de Vacinação dos Estudantes.
Plantio de soja
O Núcleo de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que o calendário de semeadura para o plantio de soja em Alagoas teve início neste mês de abril e deve se estender até julho. O calendário é uma medida que complementa o vazio sanitário, que faz parte da estratégia de manejo da ferrugem asiática da soja, visando minimizar prejuízo econômico para o produtor.
Animais de rua
A Câmara Municipal de Maragogi realizou Audiência Pública proposta pelos vereadores Júnior de Barra Grande (MB) e Uan Luna (PSB) para discutir a situação dos animais que vivem nas ruas do município. Os parlamentares buscam oferecer cuidado proteção, e abrigo a cães e gatos em situação de abandono ou maus-tratos no município.
Ajuda das ONGs
Os animais de rua sobrevivem graças ao esforço pessoal e à colaboração voluntária de ativistas e ONGs em Maragogi. A Audiência Pública foi aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eliseo Marcos da Silva Ibañez, o Pipo (PP). O objetivo era debater de forma concisa quais medidas seriam adotadas para coibir doenças e a proliferação de animais de rua.
Conselho
A Audiência Pública teve como resultado a proposta da criação de um Conselho Municipal para cuidar da problemática dos animais de rua. As ideias e os argumentos de todos foram acolhidos pelos parlamentares, que se prontificaram dentro de suas prerrogativas, acolhendo todas as reivindicações, se prontificando em destinar até recursos em emendas impositivas.
Centro de zoonose
O técnico Mateus foi representante da prefeitura na audiência. Ele informou que o município adotará tudo que for necessário para dar apoio à causa. Segundo ele, a criação de um centro de zoonoses com consultório, centro cirúrgico e pós-cirúrgico para animais de pequeno porte e recepção para animais de grande parte está nos planos da atual gestão. Mateus ainda argumentou que esse projeto já tem planta arquitetônica, mas que a demanda precisa de recursos.