PODER DE FOGO
Senador aposta em pluralidade partidária para manter intensidade de comissão

WEBSÉRIE
O TSE lançou, nas redes sociais, a websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”. Com abordagem simples e didática, a campanha traz seis vídeos de um minuto que alertam o público sobre o fenômeno da desinformação e ajudam a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos. Os episódios explicam como a desinformação afeta as pessoas nas redes sociais.
O senador Renan Calheiros tem reafirmado várias vezes que o prefeito JHC não é seu inimigo político, mas não descarta que as denúncias contra o Banco Master, acompanhadas pela Comissão de Assuntos Econômicos, da qual é presidente, possa incomodar durante o curso das investigações.
Candidato à reeleição e agora com possibilidade de uma maior exposição na mídia, o senador mira o envolvimento de muita gente no processo da maior fraude financeira de todos os tempos e que pode atingir o mundo político e financeiro, sobretudo em Alagoas.
PODER DE FOGO
Mesmo que desassocie os trabalhos da comissão com interesses políticos, o senador tem reiterado que realizará um trabalho intenso, mesmo porque exista pluralidade de partidos envolvidos com o tema que tem assombrado o País.
CARNAVAL POLÍTICO
Além do embate com o deputado Arthur Lira, há a expectativa de que diversas lideranças se reúnam entre domingo e terça-feira na Barra de São Miguel para traçar estratégias e, quem sabe, costurar novas alianças. Estariam em jogo o governo do Estado e as duas vagas ao Senado.
SEM TESTEMUNHAS
Pessoas próximas às antigas lideranças afirmam que nada está oficialmente programado, embora não se descarte a realização de encontros reservados, longe de olhares externos.
CONCENTRAÇÃO
Na Barra de São Miguel têm residência Renan Calheiros, Arthur Lira, Augusto Farias – ex-deputado federal e amigo de longa data de ambos – e até Luiz Romero Farias, ex-secretário de Saúde de Maceió e apontado como forte candidato à suplência de Alfredo Gaspar na disputa pelo Senado.
DE OLHO
Ainda indeciso sobre qual cargo disputará nas próximas eleições – ou mesmo se será candidato –, JHC tem atuado intensamente nos bastidores para formar uma chapa competitiva de candidatos a deputado federal. A estratégia busca garantir sustentação política para embates futuros, fortalecendo, ao que tudo indica, o PL, que deverá lançar candidato próprio à Presidência da República.
ÁGUA MORNA
Após dias de clima tenso, o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Filho, ao tentar descredibilizar as denúncias feitas por Rui Palmeira, aposta que o recadastramento de servidores será suficiente para esclarecer os pontos questionados.
INVESTIGAÇÃO
A expectativa é que o Ministério Público seja provocado pelo denunciante, ampliando o alcance das investigações. Nomeações com fins de obtenção de dividendos políticos e as chamadas “rachadinhas” figuram entre os principais alvos, podendo gerar desgaste e dificuldades para a Mesa Diretora da Câmara.
CRUZAMENTO DE DADOS
Com a atuação do MP, espera-se que as denúncias sejam devidamente esclarecidas. Não está descartado o cruzamento de folhas para identificar, também, casos de acúmulo ilícito de cargos.
