EMBATE
Paulo Dantas e JHC aquecem as baterias para a disputa de 2026

ESTRADA
O Governador Paulo Dantas autorizou, nessa sexta-feira (10), o início das obras da Estrada do Feijão, que vai ligar o Distrito do Piau, em Piranhas, ao município de Inhapi. Além disso, assinou a ordem de serviço para a construção de uma praça de eventos e da 2ª etapa do Anel Viário, também em Piranhas. Serão 24,7 km, sendo o trecho de Inhapi com 13 km e o trecho de Piranhas com 11,7 km.
Cada um ao seu estilo, aos poucos o Governador Paulo Dantas e o prefeito JHC vão esquentando as baterias para o embate em 2026, em que Renan Filho e o prefeito de Maceió deverão se enfrentar nas urnas em uma das mais acirradas campanhas políticas dos últimos anos.
Enquanto o Governador insiste em dizer que exercerá o seu mandato até o último dia, contrariando o que acham seus próprios aliados, o governo faz um balanço de sua administração destacando a recuperação financeira do Estado e obras estruturais, muitas delas que serão concluídas até o próximo ano.
PREPARANDO O TERRENO
Ninguém esperava, mas a nomeação do empresário Júnior Bom Sono para a Secretaria de Indústria e Comércio – ele oriundo de Arapiraca – demonstra que o prefeito JHC tem mais alguma coisa no ar do que os aviões de carreira.
PRESTIGIADA
A posse, que aconteceu na última quinta-feira reuniu ninguém mais, ninguém menos de que políticos, especialmente o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, sinalizando que, embora de partidos distintos, JHC e Luciano têm algo em comum.
SURPREENDENDO
O Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, com seu comportamento de pouco aparecer em público, tem surpreendido seus eleitores durante inaugurações de obras. Faz uma defesa intransigente do governo de Paulo Dantas, que deu sequência à administração de Renan Filho e conta com o apoio de mais de 90% dos prefeitos nas eleições de 2026.
FUSTIGANDO
Já o prefeito JHC prefere fustigar as administrações anteriores, reforçar o time na Câmara de Vereadores com novas lideranças políticas e sinalizar que será, sim, candidato ao governo no próximo ano, embora ainda não tenha vindo a público anunciar oficialmente a sua pretensão.
DEFINIDO
Se por um lado o a situação já tem definido seu candidato a governador e o seu desejo de reeleger Renan Calheiros para um novo mandato de 8 anos, por outro apenas o deputado Arthur Lira tem batido o martelo para disputar uma das duas vagas no Senado Federal.
PRESSA
Ao avançar em redutos no interior do Estado – a exemplo de Rio Largo reduto antes fechado do centrão –, a situação demonstra que a campanha já começou e as cartas estão postas à mesa, com o Ministro Renan Filho assumindo sua candidatura ao governo do Estado. Do lado do prefeito JHC se vê muita especulação, mas nada além da posição de Arthur Lira de disputar a eleição majoritária, o que tem favorecido o caminhar dos candidatos da situação. E não têm perdido tempo.
RETOMADA
Uma das obras pontuais do governo de Paulo Dantas e iniciada na administração de Renan Filho, a duplicação da Al-101 Norte teve os seus trabalhos retomados, interrompidos pelas fortes chuvas que caíram na região durante o inverno.