CENÁRIO
Na Câmara, situação e oposição vivem clima de disputa
Campanha para o próximo ano está em plena efervescência

Enquanto na Assembleia Legislativa o clima é de tranquilidade, com a maioria esmagadora fechada com o governo, na Câmara Municipal de Maceió a situação e a oposição iniciam uma disputa entre os vereadores Rui Palmeira e Kelmann Vieira, sinalizando que a campanha para as eleições do próximo ano está em plena efervescência.
Rui e Kelmann, no momento, têm dividido as atenções do plenário da Casa de Mário Guimarães, e observadores políticos asseguram que a disputa prossegue até haver uma definição do prefeito JHC, que ainda não revelou seu projeto para 2026.
PALESTRAS
A Câmara de Estudos Políticos da Vice-Governadoria de Alagoas promove, nos dias 13 e 14 deste mês, duas conferências com o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e cientista político Roberto Amaral. A primeira é no dia 13, às 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários, com o tema “O povo em nossa história. A segunda palestra é no dia 14, 10h, no auditório da Fapeal.
ESTRATÉGIA
Sabedor de que o seu grande colégio eleitoral é a cidade de Maceió, o prefeito – que já deve ter feito uma aliança com o ex-presidente da Câmara dos Deputados – aposta nos redutos eleitorais do deputado Arthur Lira no interior, se é que realmente vá disputar o governo do Estado, que também é pretendido pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho.
REFORÇO NA BASE
Como esta deve ser a última eleição do pai, senador Renan Calheiros, Renan Filho sabe que sua candidatura ao governo é fundamental para a vitória dele e se mostra indiferente a uma possível candidatura de JHC ao cargo. Ou seja, o MDB joga tudo nas eleições de 2026.
GARANTIDO
Mesmo que não venha a obter sucesso nas eleições do próximo ano – as pesquisas até agora dizem exatamente o contrário –, Renan Filho teria ainda mais quatro anos no Senado, tempo suficiente para fazer uma arrumação no seu projeto político de poder.
CONFORTÁVEL
Como as últimas pesquisas deixam Renan Filho e Renan Calheiros em situação confortável, o objetivo do MDB é fortalecer sua bancada na Câmara Municipal para poder dividir o bolo eleitoral, o que se tem visto na disputa de ideias entre o líder do governo, Kelmann Vieira, e o ex-prefeito e vereador Rui Palmeira.
FOCO
O prefeito JHC, assim como o Governador Paulo Dantas, tem investido na área social na periferia da cidade. O primeiro tenta robustecer ainda mais o seu colégio eleitoral. Já o segundo busca tirar dividendos importantes para dar suporte ao pré-candidato Renan Filho e votos para manter o pai, Renan Calheiros, por mais 8 anos no Senado.
ACORDÃO
Como o deputado Arthur Lira aposta que não terá adversários como Alfredo Gaspar e Davi Davino na disputa por uma das duas vagas para o Senado, o campo fica livre para o segundo voto. Um acordão para formar uma grande aliança já estaria formatado, faltando apenas o prefeito JHC dar a partida.
JUDICIÁRIO
O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, representa o Judiciário alagoano no XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos TJs (Consepre), em Salvador. Com o tema “Judiciário do Futuro: Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”, o evento segue até esta quarta (8).