loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 03/10/2025 | Ano | Nº 6068
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

ELEIÇÕES

Preparação para anunciar candidatos

Partidos políticos na corrida para ajustes e indicações

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Faltando um ano para as eleições, algumas candidaturas estão para ser anunciadas por partidos políticos. Uma que vem sendo descartada nos últimos meses, a do Governador Paulo Dantas para deputado federal, tem sido alvo de especulações nos meios políticos, insistentemente.

O Governador, que tem acelerado a presença do governo no interior do Estado, dá mostras de que pode disputar, sim, o mandato para a Câmara Federal, numa chapa que reuniria todo o MDB e, naturalmente, teria o Ministro dos Transporte, Renan Filho, que está indo muito bem nas pesquisas de opinião, como candidato ao governo.

CAPITANIA

A Assembleia Legislativa promove hoje, às 14h, no plenário da Casa, sessão solene em homenagem aos 178 anos da Capitania dos Portos de Alagoas. Criada em 3 de outubro de 1847, a Capitania tem jurisdição sobre 250 km do litoral alagoano, de Maragogi a Piaçabuçu, e cerca de 280 km do Rio São Francisco, entre Delmiro Gouveia e a foz do Velho Chico.

ENGENHARIA

Essa possibilidade é real, e as perspectivas se avolumam na capital e no interior. Dantas, que tem administrado bem as relações até com seus adversários – sem criar arestas –, tem avançado bastante no eleitorado, e sua possível candidatura são favas contadas, revelam amigos com aproximação no Palácio República dos Palmares.

CHAPA DE PESO

Embora a oposição reavalie suas forças políticas, uma chapa com Renan Filho, o senador Renan Calheiros e o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, seria, para observadores, a ideal e, de acordo com os bastidores, Paulo Dantas não teria melhor oportunidade para ser eleito deputado federal.

MOMENTO OPORTUNO

Muito embora venha negando por onde passa uma candidatura em 2026, nos bastidores o assunto toma grande dimensão. O Governador estaria pensando em mudar de opinião tão logo as candidaturas majoritárias sejam definidas.

SUPERADO

Como uma das condições para deixar o governo em abril do próximo ano seria que o vice Ronaldo Lessa tomasse o mesmo caminho, o problema já teria sido resolvido, com as partes devendo fechar um amplo entendimento e marchando juntas nas eleições de 2026.

SEM TRÉGUA

Mesmo que a disputa seja regional entre o senador Renan Calheiros e o deputado Arthur Lira, as divergências tomam um rumo em nível de Brasil, a exemplo da PEC das Prerrogativas, que ganhou a repulsa da maioria da nação brasileira.

NOVO EMBATE

Espera-se uma nova decisão do Tribunal Regional Eleitoral sobre a retomada do julgamento do processo de anulação de votos que poderia beneficiar Nivaldo Albuquerque. Embora tenha tido mais votos que Paulão, Nivaldo ficou fora da bancada federal. Como o embate entre os advogados Luciano Guimarães e Hugo Veloso permitiram que a sessão do pleno fosse adiada, aguarda-se novo confronto dentro dos próximos dias.

RESTAURANTE

O governo de Alagoas entrega hoje um novo Restaurante Popular Sabor com Coração, no bairro do Jacintinho, em Maceió. A iniciativa integra as ações estratégicas de combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional no Estado.

Relacionadas