SILÊNCIO
Especulações dominam o cenário político
Família Calheiros estimula JHC a disputar uma vaga no Senado

Em meio a tantas especulações envolvendo os personagens cotados para disputar as eleições majoritárias do próximo ano em Alagoas, é colocado em xeque o que é provável ou não. Se, de um lado, o prefeito de Maceió continua mergulhado no silêncio, por outro, a tradicional família Calheiros estimula JHC a disputar uma vaga no Senado.
Mesmo com o Ministro Renan Filho assegurando que será candidato ao governo para substituir Paulo Dantas, não há comprovação 100% de que isso irá ocorrer, uma vez que cada um tem seus interesses políticos.
CRECHES
O governo do Estado assina hoje a ordem de serviço para a construção de duas novas unidades do programa Creche Cria em Rio Largo. As novas creches serão a segunda e terceira do município. O investimento total do Tesouro Estadual será de R$ 9,75 milhões. Cada creche terá capacidade para atender 200 crianças até 5 anos e 11 meses, totalizando 400 novas vagas.
SEM RINGUE
A data ainda não foi definida, mas o TRE de Alagoas vai retomar o julgamento do processo que pode cassar o mandato do deputado Paulão (PT). Dos advogados de defesa, espera-se o saudável debate jurídico. É bom esfriar a cabeça, manter o juízo no lugar e desarmar o ringue, para não cruzar o Rubicão nem obrigar a Corte a requisitar polícia e médico.
BOMBARDEIO
O senador Renan Calheiros vinha denunciando a inércia da Câmara dos Deputados em relação à aprovação do projeto de lei do governo que isenta do Imposto de Renda contribuinte que ganha até R$ 5 mil. Ele resolveu atacar e, ontem, projeto idêntico ao apresentado por Arthur Lira na outra Casa passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), devendo ir direto para análise dos deputados, por ser terminativo.
PRESSA
A iniciativa de Renan parece ter obtido efeito. Ontem mesmo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara já se mobilizou e aprovou o projeto apresentado por Lira. O projeto agora segue para o plenário e deve ser votado no dia 1º de outubro.
EM AÇÃO
Apesar das indecisões, as tropas de choque do MDB e de JHC e Arthur Lira trabalham com intensidade, visando, acima de tudo, ampliar suas alianças políticas, priorizando, por exemplo, Davi Davino, que ultimamente vem sendo muito cortejado.
EMBOLADO
Com um cenário político ainda embolado, as duas maiores forças políticas do Estado não perdem tempo, principalmente no interior, onde os redutos eleitorais farão certamente a diferença.
LÁ E CÁ
Enquanto não é definido quem é quem nesse jogo eleitoral, o ex-deputado João Caldas até agora tem transitado com relativa facilidade no campo calheirista, que ainda aposta numa virada de mesa do prefeito da capital. Até lá, entretanto, o jogo é considerado confuso, complicado e indefinido.
ATÉ O FIM
Pelo lado do governo, Paulo Dantas tem reafirmado que concluirá seu mandato até o fim, embora muitos acreditem que, sendo ele candidato, estaria com um pé na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal, pelo trabalho que tem desenvolvido à frente do Estado nos últimos anos.