Homenagem
Assembleia Legislativa entrega títulos e comendas a personalidades em sessão solene

HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa realiza hoje uma sessão solene para a entrega de títulos de cidadãos honorários de Alagoas, além da Comenda Tavares Bastos e da Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros a quatro personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade está marcada para as 10 horas, no plenário da Casa.
Com a velha máxima de que uma CPMI sabe quando começa, mas não quando termina, o instrumento democrático para apurar o roubo descarado contra os aposentados da Previdência Social entra na fase inicial, em que os primeiros convocados e convidados já começam a ser interrogados por deputados e senadores. Como ocorreu em outras oportunidades, alguns dos apontados para depor deverão recorrer ao Supremo Tribunal Federal para ficarem blindados de dar explicações sobre o assalto praticado no INSS, mas a Mesa Diretora dos trabalhos diz não abrir de ir a fundo para descobrir as verdades, investigando o prejuízo de bilhões de reais.
MAIS ALÉM
Nem bem a CPMI iniciou o trabalho, já se discute a possibilidade de uma prorrogação, desde que o prazo estabelecido de seis meses não seja suficiente para esclarecer e chegar a quem meteu a mão no dinheiro alheio.
DIVIDIDO
Como a grande expectativa seria a convocação do Frei Chico, irmão do Presidente Lula, uma manobra de bastidores adiou sua convocação, o que resultou em críticas duras nas redes sociais. Frei Chico, entretanto, poderá ser convocado em outra oportunidade.
INTRANSIGÊNCIA
O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, deputado Alfredo Gaspar, tem reiterado que cumprirá sua missão até o fim, independentemente de quem quer que esteja envolvido em um dos maiores golpes contra os aposentados e pensionistas da história do Brasil.
SEM ACORDO
O deputado Alfredo Gaspar disse que não há acordo para proteger ninguém. Se necessário, todos serão convocados para prestar esclarecimentos. Se for o caso, nem Frei Chico escapará de ir depor.
FORA DE FOCO
A instalação da comissão no Congresso produziu os seus primeiros efeitos em Alagoas: por alguns dias, o processo sucessório do governo Paulo Dantas e as candidaturas ao Senado ficam em segundo plano, devendo retornar com força já na próxima semana.
PARTICIPAÇÃO
Alagoas deve participar ativamente, através da Polícia Civil, do cadastro nacional de pessoas desaparecidas, onde haverá cruzamentos de dados entre todos os estados para identificar quem, inexplicavelmente, sumiu nos últimos anos.
ESTRATÉGIA
Tido como um dos maiores defensores do governo do Presidente Lula, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, discutiu com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, que já anunciou o desembarque do partido da base de sustentação do Planalto.
OPÇÃO
O Ministro, pelo que se observa, com exposições na mídia, joga com opções para as eleições do próximo ano. Tanto pode ser candidato a governador do Estado, como disputar com outros candidatos uma vice-presidência da República pelo MDB.