GALO
CBF reconhece mais nove títulos conquistados pelo CRB
Sem detalhar as competições, entidade aponta conquistas entre 1918 e 1926
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o pedido do CRB e oficializou a conquista de nove títulos obtidos entre os anos de 1918 e 1926. As competições foram organizadas pela Liga Alagoana de Futebol, antes de o Campeonato Alagoano adotar a nomenclatura atual, em 1927.
Embora os campeonatos não tenham sido detalhados, a entidade afirmou que o pedido do CRB é válido por apresentar provas robustas, reunidas por historiadores, jornais e outros registros históricos.
A diretoria regatiana apresentou uma série de documentos assinados pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade responsável pela regulamentação do futebol à época, contendo a relação dos campeões estaduais entre 1902 e 1950. O material foi reunido ao longo de dois anos e contou com documentos autenticados em cartório.
Apesar de o Campeonato Alagoano, como é conhecido atualmente, ter sido iniciado em 1927, com a criação da Coligação Esportiva de Alagoas (CEA), atual Federação Alagoana de Futebol (FAF), a CBF entendeu que os torneios organizados pela entidade predecessora, a Liga Alagoana de Futebol, extinta em 1926, têm validade como competições estaduais.
Alfredo Gaspar relembra embates na CPMI do INSS e diz que “a verdade sempre aparece”
Flávio Bolsonaro apoia Alfredo Gaspar e diz que é “um dos melhores quadros” do PL
Entregador se ajoelha durante assalto; veja o que aconteceu
Barco explode durante abastecimento e pessoas pulam no rio
Concurso da Educação de Alagoas: prazo acaba nesta quarta
A CBF considerou que o pedido do CRB se enquadra em precedentes já reconhecidos pela entidade, como o reconhecimento do Atlético-MG como campeão brasileiro de 1937 e a unificação dos torneios nacionais disputados entre 1959 e 1970 como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Dessa forma, a entidade máxima do futebol brasileiro reconheceu os títulos conquistados nesse período e determinou sua equivalência ao Campeonato Alagoano disputado nos moldes atuais. O reconhecimento, no entanto, não produz efeitos sobre a pontuação em rankings mantidos pela própria CBF, pela Conmebol ou pela Fifa.
O vice-presidente do CRB, André Carneiro, explicou como foi realizado o trabalho de pesquisa, reunião de documentos e comprovação da veracidade dos fatos perante a CBF.
“Dia histórico, de muita alegria. Participei das primeiras pesquisas relacionadas a esse reconhecimento no Arquivo Público, edições de 1912 a 1927. Com todo esse acervo, a gente conseguiu reunir toda a documentação necessária e ter o reconhecimento por parte da CBF, reconhecendo a legimitidade e a robustez desse material. Foram mais de dois anos de processo tramitando na CBF. Lutar contra isso é lutar contra os fatos”, afirmou.
AVANÇOS
Na noite desta terça-feira (4), um evento realizado na Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, reuniu a diretoria do CRB para celebrar o reconhecimento dos títulos. A programação também contou com o lançamento da pedra fundamental do Memorial do CRB, a apresentação de um livro sobre a história do clube, a exibição do trailer do documentário sobre a conquista do pentacampeonato e o anúncio da criação da Fundação Galo de Campina.
O presidente do CRB, Mário Marroquim, também falou sobre a criação de um museu do clube, com o objetivo de preservar e valorizar a trajetória de quase 115 anos da instituição.
“É um desejo nosso fazer um resgate histórico da vida do clube. Perdemos muita coisa no meio do caminho. Algumas taças, inclusive, flâmulas, camisas. Resgatar é contar a história. É uma data marcante”, afirmou o mandatário.
Outra novidade foi o recebimento do Certificado de Clube Formador (CCF), concedido pela CBF. O certificado reconhece que o clube atende aos critérios estabelecidos pela CBF para a formação de atletas, contemplando não apenas o trabalho técnico e esportivo, mas também o desenvolvimento social e educacional dos jovens talentos.