É DECISÃO!
CRB e ASA dão início à batalha pelo título do Alagoano 2026
Primeiro jogo da final será disputado neste sábado (28), às 16h, no Estádio Rei Pelé
Pelo quinto ano seguido, a final do Campeonato Alagoano será disputada entre CRB e ASA. Por diferentes vias, as equipes buscam o mesmo objetivo: conquistar o título e dar sequência à temporada com otimismo e mais confiança. O primeiro dos dois jogos será disputado neste sábado (28), a partir das 16 horas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
O jogo terá cobertura da Central Gazeta de Notícias, com transmissão no YouTube da Gazeta Esportes AL e na Rádio Gazeta FM.
De um lado, o Galo está na decisão pelo 15º ano seguido e amplia um recorde construído pelo próprio clube para manter a hegemonia e chegar ainda mais perto do CSA, detentor do maior número de troféus em Alagoas. Ainda há o fato de o Regatas estar cada vez mais próximo de alcançar um feito jamais ocorrido nos gramados locais. Atual tetracampeão, o time pode ser o primeiro a conquistar o penta.
Do outro lado, o Fantasma quer dar fim à sequência de vice-campeonatos. Com sete títulos conquistados em 11 anos, o Alvinegro arapiraquense não vence o Alagoano desde 2011. Nas últimas quatro decisões, bateu na trave e ficou no segundo lugar, algo jamais ocorrido anteriormente.
CRB
A incerteza da fase de classificação resultou em um ponto de virada simbolizado por duas vitórias por 2 a 0 sobre o arquirrival CSA, nas semifinais. Os jogos deram confiança e motivação ao Galo para chegar forte à grande decisão. A expectativa é abrir vantagem em casa, com o apoio da torcida, que promete incentivar o time em busca do feito histórico.
Para o jogo, o técnico Eduardo Barroca deve manter a base da escalação das semifinais. O atacante Mikael está de volta após cumprir suspensão no jogo de volta contra o CSA. Última contratação do clube, o meia Guilherme Estrella não está disponível para o Alagoano por ter sido contratado após o prazo de inscrições.
Barroca deve mandar o CRB a campo com a seguinte formação: Matheus Albino; Hereda, Henri, Fábio Alemão e Lucas Lovat; Chrystopher, Pedro Castro e Danielzinho; Douglas Baggio, Mikael e Dadá Belmonte.
ASA
O Alvinegro chega mais uma vez à decisão do Alagoano e quer encerrar de forma definitiva o estigma de ser vice-campeão. O time tem o melhor ataque, a melhor defesa, o artilheiro da competição (Alex Bruno) e está invicto, pois ainda não perdeu nenhum jogo no Estadual.
Porém, a invencibilidade em 2026 foi encerrada no meio da semana. O clube de Arapiraca foi derrotado pelo Operário-MS por 2 a 1 e deu adeus à Copa do Brasil. O objetivo agora é evitar que o revés interfira no desempenho em busca do troféu estadual.
O técnico Dico Woolley tem uma baixa: o volante Jeferson Lopes teve lesão na coxa diagnosticada e deve ficar ausente dos gramados durante um mês. O lateral-esquerdo Arthurzinho foi submetido ao protocolo de concussão no começo da semana e deve ser liberado para jogar. E o volante Colina reestreou pelo clube na Copa BR, mas não pode jogar no Alagoano, pois chegou após o prazo de inscrições.
O ASA deve jogar com: Cris; Paulinho, Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Arthurzinho ou Filipe Ramon; Léo Carvalho, Allef e Sammuel; Higor Leite ou Jaílson, Alex Bruno e Gustavo Ramos.