loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 11/02/2026 | Ano | Nº 6159
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Esportes

PEDIDO DOS CLUBES

Semifinais do Alagoano devem ter árbitros do quadro da Fifa

ASA, CSA e CRB solicitaram arbitragem de fora; e Murici não se manifestou

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Clássico entre CRB e CSA também deverá ter arbitragem da Fifa
Clássico entre CRB e CSA também deverá ter arbitragem da Fifa | Foto: — Foto: Francisco Cedrim/CRB

As semifinais do Campeonato Alagoano de 2026 deverão ter arbitragem da Fifa. Houve interesse de três dos quatro clubes que seguem em busca do título estadual para que os árbitros das partidas sejam de outros estados. O pedido já foi feito à Federação Alagoana de Futebol (FAF) e encaminhado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai avaliar quais árbitros estão disponíveis para atender à solicitação.

ASA, CSA e CRB manifestaram interesse em contar com árbitros de fora. Quanto ao Murici, não houve manifestação. No caso do Alvinegro, o clube vai arcar com as despesas nos dois jogos. Em relação a Azulão e Galo, cada um vai custear os gastos da partida em que for mandante. Além de profissionais de outros estados, a arbitragem de vídeo (VAR) também estará presente nas partidas.

Todo o procedimento está dentro do regulamento do Alagoano, organizado pela FAF em conjunto com os clubes, como estabelece o artigo 27, em seu segundo parágrafo.

“Os clubes disputantes da competição terão o direito de solicitar à Diretoria de Arbitragem da Federação Alagoana de Futebol (DA-FAF) a designação de ‘trios’ de arbitragem à CBF, cujo quadro designado deverá incluir árbitro central e os dois árbitros assistentes, além da obrigatoriedade de inclusão do VAR nos jogos em que a ferramenta seja utilizada, sendo todos estes preferencialmente do quadro da Fifa, desde que o façam de forma oficial até três dias úteis antes da partida, em caso de partidas previstas para o fim de semana, e até dois dias úteis, em caso de partidas previstas para o meio de semana, responsabilizando-se por todas as despesas decorrentes da arbitragem solicitada, cujo pagamento terá que ser efetuado até o último dia anterior à realização da partida, sob pena de multa equivalente a 100% do valor das despesas devidas”, diz o artigo.

Além da arbitragem mais “robusta” para a fase decisiva, o Clássico das Multidões, entre CRB e CSA, terá controle antidopagem, a pedido da diretoria do Galo. Da mesma forma que os árbitros, o exame antidoping será custeado pela equipe solicitante, e qualquer jogador poderá ser submetido ao teste.

Os jogos das semifinais do Alagoano são: Murici x ASA – sábado (14), às 16h, no José Gomes da Costa, em Murici; ASA x Murici – domingo (22), às 17h, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca; CRB x CSA – quarta-feira (18), às 20h, no Rei Pelé, em Maceió; e CSA x CRB – sábado (21), às 16h, também no Rei Pelé.

SEGUNDA DIVISÃO

A FAF realizou, nessa terça-feira (10), o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano da 2ª Divisão de 2026. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Maceió, e reuniu o presidente da FAF, Felipe Feijó, membros da diretoria e representantes dos clubes participantes da competição.

Durante a reunião, foram definidos a fórmula de disputa, o calendário oficial, além das diretrizes técnicas, administrativas e operacionais do campeonato. As decisões foram estabelecidas em conjunto com os clubes.

O calendário da competição prevê início no dia 4 de abril e término em 30 de maio. Ao todo, o campeonato terá 27 jogos distribuídos em 11 datas, incluindo primeira fase, semifinais e final.

Sete clubes disputarão a Segunda Divisão do Alagoano 2026. São eles: Desportivo Aliança, FF Sport, Jaciobá, Miguelense, São Domingos, Sete de Setembro e Zumbi. Na 1ª fase, os times se enfrentam em sistema de todos contra todos, em turno único. Ao final desta etapa, os quatro melhores colocados avançam para as semifinais.

As semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. O clube com melhor campanha decide o confronto de volta em casa e, em caso de empate no placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis. Também foi confirmada a utilização do árbitro de vídeo (VAR) nas partidas finais.

Relacionadas