SUCESSO NO INSTAGRAM
João Fonseca já é o 11º tenista mais seguido do mundo inteiro
Brasileiro desponta como uma das maiores revelações do tênis, nos últimos anos, já é um fenômeno nas redes sociais


Aos 18 anos e já encantando o mundo do esporte, o tenista carioca João Fonseca não é uma atração apenas dentro das quadras. O brasileiro, que desponta como uma das maiores revelações da modalidade nos últimos anos, também é um fenômeno nas redes sociais. Levantamento do Torcedores.com aponta que esse prodígio já está entre os atletas mais populares do mundo. Considerando os 80 mais bem ranqueados, Fonseca, que nesta semana joga o Challenger de Phoenix, nos EUA, é o 11º nome com maior número de seguidores no Instagram.
Os números no levantamento são referentes ao ranking da ATP e ao número de seguidores na rede social no dia 27 de fevereiro. Eles colocam Fonseca também como o segundo tenista do mundo que mais ganhou seguidores nos últimos seis meses, atrás apenas do tenista sérvio Novak Djokovic.
João Fonseca é o 11º tenista com mais seguidores no Instagram, com cerca de 951 mil pessoas acompanhando seus passos nas redes sociais. Um dos vídeos publicados em sua conta nessa rede social, anunciando a participação no Rio Open, já tem mais de 11 milhões de visualizações. Trata-se de um fenômeno midiático, levando em consideração que o jogador de apenas 18 anos se profissionalizou recentemente, em 2024, e é natural de um país onde o tênis não figura entre os esportes mais populares.
BEM POSICIONADO
Ele está atrás de jogadores hoje dominantes no circuito, como o sérvio Nvak Djokovic, recordista de títulos (24) de Grand Slam, o atual líder do ranking, o italiano Jannik Sinner, e o astro espanhol Carlos Alcaraz. E à frente de jogadores de países de muita tradição no tênis, como os americanos Ben Shelton, Frances Tiafoe e Taylor Fritz, e também à frente de finalistas de Slam, casos do próprio Fritz e do norueguês Casper Ruud, ex-nº 2 do mundo.
Fonseca fica ainda mais evidente quando se compara os números dele nas redes sociais atualmente com os de seis meses atrás. Foram mais de 556 mil seguidores no período e apenas Novak Djokovic ganhou mais seguidores que o brasileiro no mesmo recorte temporal: 815 mil seguidores.