Alimentos e bebidas
Agricultura familiar de Alagoas participa da maior feira mundial alimentos
Ação reuniu na Alemanha representantes dos nove estados nordestinos


Agricultores familiares da região Nordeste participam até esta terça-feira (7), em Colônia, na Alemanha, da Anuga 2025, a maior feira internacional de alimentos e bebidas. A iniciativa é do Consórcio Nordeste, em parceria com ApexBrasil e Sebrae, com o objetivo de mostrar ao mercado europeu produtos de cerca de 30 agricultores da região, que concentra quase 50% dos produtores familiares do Brasil.
Alagoas foi representada pela secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues. Entre os itens que o Estado levou para o evento estão óleo e leite de coco, coco ralado flocado, pimenta-do-reino, tempero caseiro, sucos de frutas cítricas, leite em pó, manteiga, bebidas lácteas, barras de chocolate, pó de cacau e doces de umbu e goiabada orgânicos.
“Participar da Anuga foi uma oportunidade estratégica para mostrar ao mundo a qualidade e a diversidade dos produtos da agricultura familiar alagoana. Nós recebemos recentemente a certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação, uma ação que foi de iniciativa do governador Paulo Dantas, que tomou à frente para anteciparmos a imunização dos animais", destacou Aline Rodrigues.
"Essa foi uma grande conquista e será um diferencial para o Nordeste e todo o Brasil, que vai ajudar a abrir portas para os produtos brasileiros. Essa presença internacional fortalece nossas cooperativas, amplia as possibilidades de comercialização e consolida o nome de Alagoas entre os estados nordestinos”, ressaltou.
Realizada bienalmente, a Anuga é reconhecida como o principal palco global de tendências e inovações do setor alimentício, reunindo empresas, importadores, distribuidores e organizações certificadoras. Além da exposição, a programação incluiu rodadas de negócios focadas no comércio justo, visitas técnicas guiadas à feira e palestras sobre oportunidades de exportação para a Europa, oferecendo aos participantes um amplo panorama do mercado internacional.
Segundo o Painel de Exportação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2024, Alagoas conseguiu movimentar mais de R$ 1 milhão com exportações junto ao setor da fruticultura. É um movimento de crescimento de quase 65% em relação a 2023. A expectativa, comemora a gestora da Seagri, é que a feira seja oportunidade para que esse número continue avançando.
Para facilitar a relação nas rodadas de negócios entre as cooperativas e o público internacional, a Apex Brasil disponibilizou três intérpretes tradutores para os idiomas alemão, inglês, espanhol e italiano, dando assistência para comercialização de produtos dentro da feira.
A analista de Negócio Internacionais da Apex Brasil, Flávia Fonseca, esteve presente na delegação brasileira e adiantou que, no próximo ano, a agência já trabalha para ampliar a certificação de produtos para o mercado internacional.
“Nós já temos um programa de bolsa exportação e estamos trabalhando para custear a certificação. Em paralelo, os estados estão buscando orientações e se preparando no quesito de atender as legislações e isso irá abrir muitas portas para o mercado externo”, afirmou.
Alagoas segue na Missão na Europa indo para Portugal, onde vai participar desta terça (07) até a sexta-feira (10), da visita ao espaço Ponto de Apoio em Lisboa, que servirá de suporte comercial para produtos brasileiros no país e para os demais países europeus.