ARTIGO
O primado de Pedro na época Antenicena
....


Terminado nosso breve estudo sobre o Papado nos evangelhos e nos tempos apostólicos, examinemos agora o Papado na época Antenicena – período da história cristã que se seguiu à Era Apostólica (século I d.C.) até ao Primeiro Concílio de Niceia –, portanto no período que vai dos apóstolos até os inícios do quarto século, uma vez que o Concílio de Niceia foi realizado em 325.
Não há dúvida nenhuma entre os padres dos primeiros tempos do Cristianismo, que Pedro teve o primeiro lugar entre os apóstolos. Basta consultar os escritos desses padres e logo ficamos convencidos dessa verdade. Vejamos alguns exemplos.
Tertuliano (170-212), o primeiro escritor latino cristão, afirma, categoricamente, que Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja foi construída; que Cristo lhe deu as chaves e “mediante ele à Igreja”. (Cf. Praescr. 22, PL, II, 34; Monog. 8; Scorp. 10).
Clemente de Alexandria (150-215) fala de Pedro como “o eleito, o escolhido, o primeiro dos discípulos” (Cf. Quis dives, c. XXI).
Orígenes (185-254) declara que Pedro foi “o grande fundamento da Igreja, a mais sólida rocha sobre a qual Cristo a fundou”; que ele foi “o príncipe dos apóstolos”. (Cf. In Exodo., Hom. V, PG XII, 329; In Luc., Hom. XVII).
É bem verdade que há algumas passagens de Orígenes em que ele parece afirmar o contrário a respeito do título “rocha” aplicado a Pedro. Todavia, tudo não passa simplesmente de um “parece”.