loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 11/02/2026 | Ano | Nº 6159
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

CONEXÃO

Documentos dos EUA citam encontro de emissário de Epstein com André Esteves

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Documentos dos EUA citam encontro de emissário de Epstein com André Esteves
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR: Tentativas e erros

Certa vez, o então governador Luiz Antônio Fleury chegou a Barretos (SP), e logo um garoto o chamou de “Fernando Henrique”. Bem-humorado, ele avisou que não era FHC, e o garoto falante se corrigiu, mencionando outro adversário do governador: “Você é o Quércia!”. Diante do espanto de Fleury, o menino se entregou: “Já sei, já sei quem você é!”. E afirmou, sem hesitar: “Você é o Suplicy!”.

Emissário de Epstein esteve também com Esteves

O banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, é outro brasileiro citado na recente leva de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA sobre o caso Jeffrey Epstein, financista americano condenado por tráfico sexual de menores. Mas a referência a Esteves está no campo dos negócios: em mensagem a Epstein, de abril de 2012, o consultor inglês Ian Osborne informa, após desembarcar em São Paulo: “Indo de helicóptero agora encontrar o André Esteves. Te ligo quando terminar”.

Terceiros

O encontro é citado na troca de e-mails entre Epstein e Osborne, mas não há menção a reunião do financista com Esteves.

Citação

Também são citados encontros de Osborne e Eike Batista, mas, como no caso de Esteves, sem relação com crimes sexuais que levaram Epstein à prisão.

Emissário

Osborne é empresário britânico do ramo de tecnologia que representava Jeffrey Epstein em negociações, segundo o noticiário internacional.

Sem resposta

A coluna tentou contato com o presidente e sócio sênior do BTG, por meio de sua assessoria, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Liberdade na internet do Brasil é parcial, diz estudo

Relatório elaborado pela organização Freedom House atribuiu apenas 65 pontos (de 100) à liberdade para acessar e navegar na internet no Brasil. Segundo o estudo Freedom on the Net 2025, a quantidade de pessoas com acesso à web tem aumentado nos últimos anos no País; entretanto, derrubam a nota brasileira o bloqueio de perfis de redes sociais pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, citado no estudo, e outras punições contra jornalistas e usuários da internet.

Grande problema

A Freedom House aponta: “jornalistas independentes e ativistas correm o risco de assédio e ataques violentos, e a violência política é elevada”.

Não só no topo

O risco de ações judiciais e punições contra jornalistas que denunciam poderosos também derruba a nota da liberdade na internet no Brasil.

Caso regional

A Freedom House cita o caso do jornalista Ricardo Antunes, condenado a sete anos de cadeia após denunciar esquema em Pernambuco.

Política de desilusão

Já o relatório Freedom in the World 2025, sobre liberdades políticas e civis das nações, diz que o Brasil é uma democracia livre, mas que “a corrupção é endêmica nos altos escalões” e gera “ampla desilusão da população”.

Ratinho Jr. na janela

O nome do PSD para presidente deverá ser Ratinho Junior, governador do Paraná. Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO) também são muito bem avaliados, mas Ratinho ocupa a “janela da frente” faz tempo.

Receita obesa

Ao atrair três governadores campeões de voto ao PSD, Gilberto Kassab garante o que interessa: eleger grande número de deputados federais. É o que determina o tamanho da fatia dos fundos eleitoral e partidário.

Encenação

Para a deputada Carol de Toni (PL-SC), o recém-criado programa Gás do Povo é mais um jogo de cena: “É teatro para distrair quatro anos de erros. Mudam o nome, criam um espetáculo”, disse a parlamentar.

Destruição, 46

Nos 46 anos do PT, ontem (10), o partido de oposição PL fez questão de registrar que faltam vontade e honestidade à legenda de Lula: “destruir o Brasil eles sabem, só não chame isso de estar ao lado do povo”, disse.

De boa intenção…

A Frente Parlamentar da Indústria avisa: acabar com a escala 6x1, vendida como suposta proteção, pode fechar empresas, cortar empregos e aumentar a informalidade, alerta o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).

Mudança

Líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) avalia que a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência cresce, empolga o povo e deixa a esquerda e o PT em pânico: “O Brasil quer renovação”, disse.

Grave e autoritário

A Transparência Internacional chamou de “extremamente grave” e “autoritária” a ordem do presidente Lula (PT) à sua militância para atacar quem faz notícias contra o governo. A ONG pede retratação imediata.

Pergunta nas regras

Mandar críticos “para aquele lugar”, como sugere Lula, é soberania?

Professores e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), MÔNICA ASSUNÇÃO e GUILMER BRITO criaram a startup Semeando Educação Nutricional, que promete ser parceira estratégica das escolas nas na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis
Professores e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), MÔNICA ASSUNÇÃO e GUILMER BRITO criaram a startup Semeando Educação Nutricional, que promete ser parceira estratégica das escolas nas na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis | Foto: Divulgação

Relacionadas