INTERROGATÓRIO
Roubo aos aposentados do INSS
CPMI segue investigando desvios

CPMI DESMASCARA DONO DE ENTIDADE MILIONÁRIA
Mais uma vez, o relator Alfredo Gaspar (União-AL) foi o principal destaque da sessão da CPMI que investiga o roubo aos aposentados do INSS. Durante o interrogatório de Carlos Roberto Ferreira Lopes, ficou exposta a formação de uma fortuna à sombra da Conafer, “confederação” de agricultores familiares rurais, com faturamento de mais de R$800 milhões descontados ilegalmente dos segurados da Previdência. Na definição de Marcel van Hattem (Novo-RS), a comissão revelou mais uma organização criminosa.
CONAFER S/A
Gaspar expôs uma espécie de empreendimento familiar, com irmãos, esposa e cunhados controlando negócios milionários.
SERVIÇOS FANTASMAS?
O presidente da Conafer admitiu ser dono ou procurador de empresas prestadoras de serviços que ele mesmo não soube explicar.
AVIÕES, CLARO
Entre os negócios nebulosos está a compra milionária de aviões por um funcionário da entidade que mora na periferia de Brasília.
DENÚNCIAS GRAVES
Promotor experiente, Gaspar chamou a atenção pelos detalhes de nomes, datas e valores em negócios que complicam Carlos Lopes.
PLACAR DA ANISTIA NÃO MUDOU, GARANTE OPOSIÇÃO
Lideranças oposicionistas garantem que não houve alteração no “placar” do projeto de anistia aos presos de 8 de janeiro, cuja urgência foi aprovada há duas semanas. Gustavo Gayer (PL-GO) e o líder Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) contabilizam 311 votos a 163, apesar dos esforços de Paulinho da Força (SD-SP) e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Rep-PB).
TUDO PELO GOVERNO
Motta tenta deslocar os holofotes para o projeto da isenção do IR, popular com o eleitorado e de interesse do governo.
Anistia é geral
O deputado Zucco (PL-RS) é claro: “não há meia anistia” e defende a anulação de todo o julgamento pelo suposto golpe.
DOSIMENTIRA
Segundo Zucco, alterar a dosimetria de penas é inconstitucional: “Coisa do Paulinho [da Força], [Michel] Temer e Aécio [Neves]”.
DIFÍCIL ENTENDER
Van Hattem ironizou a lista de aposentados já falecidos que tiveram descontos para a Conafer: “até ressuscitaram aposentados”.
INEVITÁVEL
Ele registrou que a “grande mídia” dá atenção mínima às denúncias da CPMI, mas aposta que a rota deve mudar.
COMISSÃO NO AFANO
Em momento de sinceridade, Carlos Lopes admitiu que os descontos dos aposentados rendiam comissões de 10% do faturamento.
AZUL NOTA DE 100
As mãos tingidas de azul do depoente viraram piada e termo de busca nas redes sociais durante a sessão.
SAÚDE DETERIORA
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) informou que o pai avalia nova internação após surtos de soluço e vômito.
JUSTIÇA SELETIVA
Prestes a ser notificado pelo STF, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lembrou da ação contra Boulos (Psol-SP) extinta após 6 anos sem citação: “A lei muda de acordo com o cliente?”.
GRUPO PODEROSO
Está na pauta do Senado a criação do Comitê Gestor do IBS, previsto na reforma tributária. Decidirá como serão distribuídos trilhões.
LEITE DE CHUCHU
Dito como certo após a “ótima química” na ONU, o encontro Lula-Trump continua emperrado, gerenciado por Geraldo Alckmin.
PENSANDO BEM…
…pintar as mãos não apaga digitais.

DIVULGAÇÃO
A perita geral ROSANA COUTINHO e o chefe administrativo do Instituto de Identificação de Alagoas, MARCELO CASADO, participaram em Brasília de evento nacional sobre identidade digital e inovação no setor público

A falta que escola faz
Matemática não era o forte de José Dirceu. Em 1996, ao comandar reunião interna, fixou tempo máximo de 15 minutos por tema. Com quatro inscritos, distribuiu: “cada um falará 3 minutos e 75 segundos”. Alertado de que isso correspondia a 4m15s, aceitou a nova conta, mas errou de novo: a soma deu 17 minutos.