loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 28/08/2025 | Ano | Nº 6042
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Liderança

Falta de pulso de Hugo Motta expõe peso político de Arthur Lira na Câmara

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Abaixo de 50kg, pode mentir, agredir e posar de vítima”

Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizando respostas da deputada do PT que o agrediu
Imagem ilustrativa da imagem Falta de pulso de Hugo Motta expõe peso político de Arthur Lira na Câmara
| Foto: Divulgação
PODER SEM PUDOR: Sinceridade de político

Embaixador em Lisboa em 1985, o ex-chanceler Azeredo da Silveira convidou o senador FHC para almoço com diplomatas, no restaurante Mônaco, à beira-mar. Lá pelas tantas, um deles perguntou ao futuro presidente da República:

— É verdade que o senhor vai disputar a prefeitura de São Paulo?

Com um sorriso condescendente, FHC devolveu:

— Ô, meu filho, você acha que eu vou entrar numa fria de disputar uma eleição contra Jânio Quadros?

Entrou. E perdeu.

Caos na Câmara reforça falta que Arthur Lira faz

A falta de talento e até de coragem de Hugo Motta (Rep-PB), durante a obstrução de opositores ao governo, comprovou a falta que faz a liderança de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. Foi Lira quem recebeu líderes no próprio gabinete e pavimentou a desobstrução, permitindo a abertura dos trabalhos. No contato direto, mostrou que conserva o prestígio de sempre entre deputados de todos os lados. Motta não foi capaz de perceber que o protesto era contra ele.

Protesto claro

A prisão de Bolsonaro revoltou os parlamentares, mas o protesto era contra a omissão medrosa dos presidentes da Câmara e do Senado.

Deu trabalho

Mesmo com o esforço de Lira, a situação ainda se estendeu por mais algumas horas. Não foi imediatamente resolvida devido à resistência do PL.

Resposta ao STF

Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL, insistiu em uma solução que envolvesse também o Senado e uma resposta a Moraes.

Reserva de Lira

Lira tenta não se envolver diretamente e, nessas ocasiões, escala o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), homem de sua confiança e quase nomeado ministro da Saúde.

Nomeações viram pressão contra Alcolumbre

Caçador profissional de cargos no governo federal, quase como pedágio para garantir alguma paz a Lula (PT) no Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), corre o risco de ver adiado o sonho de emplacar mais aliados na presidência de agências reguladoras. Sonha dia e noite com o controle da Aneel (Energia Elétrica), da ANP (Petróleo) e até da ANM (Mineração).

Tem que validar

Para infortúnio de Alcolumbre, todas as nomeações de comando dessas agências precisam passar pela Comissão de Infraestrutura.

PL no comando

Quem preside o colegiado — e, portanto, define o que vai ou não à pauta — é o senador Marcos Rogério (RO), do PL de Jair Bolsonaro.

Só interino

O interesse de Alcolumbre nas agências já desgastou sua relação com o Planalto. Sem acordo, as presidências seguem interinas.

Só piora

Não ajuda a desfazer a imagem de censor a demissão do fotógrafo de 63 anos que apenas fez seu trabalho: registrar o gesto obsceno de Alexandre de Moraes a torcedores que o vaiavam no Itaquerão.

Irrecuperável

Em vez de ligar para Donald Trump e desatar o nó do tarifaço, Lula gasta tempo conspirando com Índia e China — que fazem ouvidos moucos — para escantear os Estados Unidos.

Amigas

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), visita nesta sexta (8) sua amiga pessoal e ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Celina não esconde sua admiração pelo casal.

Truculência

Sem controle da situação na Câmara e para debelar a confusão, Hugo Motta deixou a polícia legislativa de sobreaviso para uma remoção forçada dos ocupantes.

Estranho silêncio

A OAB, que não para de passar vergonha, divulgou nota em maio contra “qualquer iniciativa externa de impor sanções a magistrados brasileiros”. Mas silencia desde que a Lei Magnitsky foi aplicada.

Jogada reta

O anúncio de que a gigante Apple vai produzir 19 bilhões de chips nos EUA, com investimento de US$ 600 bilhões, ocorreu um dia após o governo Trump anunciar tarifa de 100% sobre semicondutores estrangeiros.

Cabe tudo

Segundo o perfil especializado World of Statistics, a Constituição brasileira é a terceira mais longa do mundo, com 64.488 palavras — atrás apenas da Índia e da Nigéria. Mas deve ser, de longe, a mais desrespeitada.

E o roubo do INSS?

Ciro Nogueira (PP-PI) chamou atenção para a roubalheira bilionária contra idosos do INSS, agora escanteada pela imprensa amiga. “Que dia vai ser instalada a CPMI?”, cobrou o senador.

Pensando bem…

…“Magnitsky” vai acabar virando verbo.

PAULO BEZERRA NUNES, primeiro médico veterinário de Alagoas, e sua filha PAULA NUNES serão homenageados hoje pela Assembleia Legislativa com comenda que leva o nome dele
PAULO BEZERRA NUNES, primeiro médico veterinário de Alagoas, e sua filha PAULA NUNES serão homenageados hoje pela Assembleia Legislativa com comenda que leva o nome dele | Foto: Divulgação

Relacionadas