loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5955
Maceió, AL
33° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Meio Ambiente

Autoridade climática empaca na Câmara e deve ficar fora da COP-30

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A maioria lá [no Congresso] é frouxa”

Carlos Jordy (PL-RJ), ao podcast Diário do Poder, cobrando ação do Legislativo contra interferências do STF
Historiador e vice-reitor do Cesmac, DOUGLAS APRATTO TENÓRIO será homenageado nesta quarta-feira com documentário sobre sua vida produzido pela Organização Arnon de Mello (OAM)
Historiador e vice-reitor do Cesmac, DOUGLAS APRATTO TENÓRIO será homenageado nesta quarta-feira com documentário sobre sua vida produzido pela Organização Arnon de Mello (OAM) | Foto: DIVULGAÇÃO
Imagem ilustrativa da imagem Autoridade climática empaca na Câmara e deve ficar fora da COP-30
| Foto: Divulgação
PODER SEM PUDOR: Resposta a cavalgadura

Deputado por oito mandatos, o general gaúcho Flores da Cunha era culto, grande orador e dono de raciocínio rápido. Certa vez, discursava na Câmara, presidida por Ulysses Guimarães, quando foi interrompido por um deputado do baixo clero:

— Vossa excelência foge ao debate! É incoerente! Dá uma no cravo, outra na ferradura!

Flores da Cunha não se conteve:

— Vossa excelência é o culpado! Mexe-se tanto que não consigo ferrá-lo!

O plenário explodiu em gargalhadas.

Sem apoio, ‘autoridade climática’ mofa na Câmara

A sete meses da COP-30, Lula (PT) caminha para chegar ao evento com mais uma promessa não cumprida: a criação da “autoridade climática”, estrutura destinada a dividir o poder com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama. A proposta exige o reconhecimento jurídico da emergência climática, segundo Marina Silva, mas, sem apoio do próprio governo, o projeto continua paralisado. Desde 2021, o texto de 2020 dormita na Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

Projeto ioiô

Entre idas e vindas, a relatoria mudou três vezes, até parar nas mãos da deputada Socorro Neri (PP-AC), somente em 2023.

Sono profundo

Em junho do ano passado, Neri chegou a apresentar parecer favorável, mas o retirou quatro dias depois. Desde então, nada andou.

Ativista da lorota

Lula prometeu o cargo ainda na campanha de 2022, reforçou na posse de Marina e repetiu a promessa em Manaus, durante a seca de 2024.

Ideia de jerico

No início do mandato, chegou a cogitar Simone Tebet para o cargo, à revelia de Marina. Não agradou a ninguém.

Mercado não endossa otimismo oficial para 2026

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, enviada pelo governo Lula, não empolga o mercado financeiro. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, enquanto a equipe econômica projeta crescimento de 2,5% do PIB, o mercado trabalha com 1,61%. A inflação prevista pelo governo é de 3,5%; para o Focus, 4,5%.

Só no interesse

Felipe Vasconcellos, da Equus Capital, avalia que os números oficiais “podem ter interesse político por trás”.

Faz de conta

Juliano Fernandes, da Armada Investimentos, afirma que as projeções dependem de um crescimento improvável.

Cadê o precatório?

Fernandes lembra ainda que o passivo dos precatórios pode impactar duramente os dados econômicos.

“Deixou de ser útil”

No Planalto, cresce a certeza de que Anielle Franco sairá na próxima reforma ministerial. “Deixou de ser útil”, resumem assessores. A causa Marielle perdeu força após a PF apontar Chiquinho Brazão, aliado do PT, como mandante do crime.

Vítima tem culpa?

A presença de Anielle também reaviva o escândalo de assédio envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos, do qual foi uma das vítimas. O caso ainda desgasta o governo.

Tarcísio é plano B

Caso Jair Bolsonaro (PL) siga inelegível, lideranças do PP e do União Brasil avaliam que o nome mais competitivo da direita é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Desemprego em massa

Estudo da Federação das Indústrias de Minas Gerais aponta que o fim da escala 6x1, proposta em análise na Câmara, pode eliminar até 18 milhões de empregos no país.

Dia da Amizade

Lula recebe nesta terça (22) o presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita de Estado. A ocasião retribui viagem de Lula a Santiago, onde foi vaiado nas ruas. O encontro marca a primeira celebração do “Dia da Amizade”.

Mais um documento

A Comissão de Educação do Senado vota hoje (22) o projeto que cria uma carteira de identificação para professores da rede pública e privada. Se aprovado sem recurso, segue direto para a Câmara.

Nem a data

A defesa do ex-ministro Braga Netto recorreu ao STF contra o uso de vídeo apresentado por Alexandre de Moraes. A peça, dizem os advogados, contém imagens fora do escopo da denúncia.

Crédito ao STF

Lula atendeu a um pedido do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e liberou mais de R$ 27 milhões para reforçar a segurança da Corte. A medida saiu no Diário Oficial da União.

Pensando bem…

…o tarifaço no Brasil começou em 2023.

Relacionadas