loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 29/04/2025 | Ano | Nº 5955
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Cláudio Humberto

Bastidores

Após nova derrota, Marina cogita deixar Rede

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Agora resgatamos criminosos em países vizinhos”

Deputado Filipe Barros (PL-PR), sobre Lula conceder asilo à ex-primeira-dama do Peru
Secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, recebeu o prêmio “Servindo o Brasil” durante a Brazil Conference 2025, em Harvard, nos EUA
Secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, recebeu o prêmio “Servindo o Brasil” durante a Brazil Conference 2025, em Harvard, nos EUA | Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Após nova derrota, Marina cogita deixar Rede
| Foto: Divulgação

PODER SEM PUDOR: Só na horizontal

O repentista Pedro Ferreira era deputado estadual em Alagoas nos anos 1980 quando uma eleitora o procurou pedindo emprego. Mas avisou:

— Só posso trabalhar à noite, deputado.

Ele prometeu:

— Vou ver o que posso fazer.

Ela completou:

— Mas só depois das nove da noite.

Pedro Ferreira foi direto:

— Olhe, minha filha, emprego pra moça depois das nove da noite, só se for deitada olhando pro teto…

Após ‘chocolate’, Marina está de saída da Rede

A derrota humilhante de Marina Silva (Meio Ambiente) por quase 50 pontos (26,5% do seu candidato contra 73,5% da oposição) pelo controle do partido Rede reacendeu a possibilidade de a ministra de Lula deixar a legenda que ajudou a fundar em 2015. É a terceira derrota seguida de Marina no Rede. O destino pode ser o retorno ao PSB, onde é considerada “chata de galocha”, ou até mesmo ao PT do atual chefe, partido que deixou após embates, há quase 20 anos.

Jogo sensível

A antipatia de Marina é notada nos bastidores. Intrigas internas já fizeram o partido perder um senador: Randolfe Rodrigues, que não aguentou e saiu.

Queria ser Dilma

Marina rompeu com o PT em 2009 para lançar candidatura à Presidência, após ser preterida na sucessão de Lula, então em fim de segundo mandato.

Único motivo

A ministra ainda não deixou a Rede por deter mandato de deputada. “Se sair, pode perder o mandato”, explica um interlocutor. Por ora, a ordem é permanecer.

Rendeu cargo

Derrotada nas eleições presidenciais de 2010 (pelo PV), 2014 (pelo PSB) e 2018 (pelo Rede), Marina voltou a apoiar Lula em 2022.

Projeto de Anistia deve ter 300 votos, estima Jordy

O projeto de lei na Câmara que concede anistia aos presos do 8 de Janeiro, já com 264 assinaturas para tramitação em regime de urgência, deve ser aprovado por mais de 300 parlamentares, segundo estimativa do deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Em entrevista ao podcast Diário do Poder, ele afirmou que, após a oposição emplacar a urgência, muitos parlamentares que ficaram de fora passaram a ser cobrados por eleitores.

Motivo da preocupação

“Pode ter certeza. E é isso que está preocupando tanto Hugo Motta quanto os ministros do Supremo”, afirma Jordy, ex-líder da oposição.

Pressão sob pressão

Para Jordy, a pressão popular e de colegas deve elevar o número de votos favoráveis ao projeto da Anistia.

Disputa de força

“Se aprovado, o projeto vai realmente enfraquecer o Supremo Tribunal Federal”, conclui o deputado.

Trem fantasma

O secretário de Orçamento, Clayton Montes, foi o escolhido do ministro Fernando Haddad (Fazenda) para anunciar o que já se sabia: o colapso orçamentário se aproxima. As contas não fecham já a partir de 2027.

Noves fora, crise

Na contramão do otimismo do governo Lula (PT), que prevê superávit de R$ 34 bilhões em 2025, a Instituição Fiscal Independente do Senado projeta déficit primário de R$ 64,2 bilhões. O sinal de alerta está aceso.

Agressão é golpe

“É desanimador ver que o deputado que agrediu uma pessoa dentro da Câmara pode receber anistia”, criticou Maurício Marcon (Pode-RS), referindo-se à sobrevida de dois meses concedida a Glauber Braga (Psol-RJ), cassado no Conselho de Ética por agressão.

Cri, cri, cri…

O STF anulou o perdão concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira. Mas agora, com Lula concedendo asilo a uma condenada por corrupção, a deputada Bia Kicis (PL-DF) pergunta: “E o STF?”

Exaustão

O futebol dominou as buscas no Google no Brasil durante a Semana Santa. Erika Hilton, cuja documentação nos EUA a identifica como homem, foi o único tema político a figurar no Top 100.

História multicentenária

O ministro do STF Gilmar Mendes inaugurou uma parceria entre o IDP e a Universidade de Coimbra (Portugal), fundada mais de dois séculos antes do Descobrimento do Brasil. Nasce o Centro de Estudos IDP-UC.

Bom ou ruim?

A revista The Economist afirma que o ministro Alexandre de Moraes é “um dos juízes mais poderosos do mundo” e estaria “salvando a democracia ao conter as redes sociais”.

Nem com a natureza

Abril costuma ter poucos focos de queimadas. Mas em 2024, sob gestão de Lula e Marina Silva (Meio Ambiente), o mês registra o maior número de incêndios desde 2020.

Pensando bem…

…até greve de fome termina em pizza na Praça dos Três Poderes.

Relacionadas