MEIO AMBIENTE
Prefeitura realiza ação contra lançamento de efluentes em galeria pluvial
Durante a realização dos trabalhos de campo, as equipes vistoriaram 23 estabelecimentos comerciais situados na região
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplam) realizou, na terça-feira (7), no bairro Tabuleiro do Martins, uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para coibir o lançamento de efluentes líquidos na rede de galeria pluvial, prática que contraria as normas vigentes no município.
Durante a realização dos trabalhos de campo, as equipes vistoriaram 23 estabelecimentos comerciais situados na região. Como resultado das inspeções, os agentes emitiram 11 notificações em empreendimentos de segmentos variados, dentre os quais oficinas mecânicas, clínicas e restaurantes. Além disso, houve a lavratura de um Auto de Infração contra um restaurante que efetuava o escoamento de água servida diretamente na galeria de águas pluviais, em desacordo com a legislação ambiental.
O Diretor Técnico de Fiscalização, Rui Lisboa, informou que as ações terão continuidade e passarão por ampliação para outros bairros de Maceió. Segundo o gestor, o trabalho busca orientar os responsáveis pelos empreendimentos quanto às normas ambientais, prevenir danos ao meio ambiente e aplicar as medidas administrativas cabíveis em caso de descumprimento. A iniciativa faz parte do cronograma da Prefeitura de Maceió para a proteção ambiental, a preservação dos recursos naturais e a promoção da qualidade de vida por meio de fiscalização.