loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 01/07/2026 | Ano | Nº 6257
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Cidades

PREVENÇÃO

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra o HPV até o fim de 2026

Medida visa alcançar mais de 600 mil jovens alagoanos que ainda não foram imunizados

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra o HPV até o fim de 2026
| Foto: GazetaWeb.com

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 31 de dezembro de 2026 a campanha nacional de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), um vírus que atinge a pele e as mucosas, sendo o principal responsável por desencadear o câncer de colo do útero e diversas outras complicações graves. O reforço da mobilização, que estava previsto para ser encerrado ontem (30), foi estendido com o objetivo central de atingir a meta estipulada para o estado de Alagoas, onde mais de 600 mil jovens elegíveis ainda não compareceram para receber a dose do imunizante.

Dados oficiais apontam que já foram imunizados 287.647 alagoanos dos 15 aos 19 anos. De 9 a 14 anos, foram 47.900 imunizados.

Como o HPV se enquadra como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), as autoridades médicas reforçam que existem duas frentes principais de prevenção: o uso contínuo de preservativos durante as relações sexuais e a vacinação. A vacina quadrivalente é disponibilizada de forma totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), permanecendo com estoque assegurado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maceió e demais municípios.

O imunizante permanece sendo ofertado rotineiramente para grupos prioritários específicos, o que inclui pacientes imunossuprimidos, vítimas de violência sexual, indivíduos diagnosticados com papilomatose respiratória recorrente (PRR) e usuários cadastrados no programa de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

De acordo com as diretrizes emitidas pelo Ministério da Saúde, a orientação fundamental é que os pais, responsáveis e os próprios jovens procurem o posto de saúde mais próximo de suas residências o quanto antes para atualizar a caderneta.

Relacionadas