INICIATIVA NACIONAL
Arquidiocese de Maceió lança Campanha da Fraternidade 2026 com foco na moradia digna
Abertura foi marcada por missa celebrada no Bom Parto, bairro afetado pelo afundamento do solo


A Igreja Católica deu início, nessa Quarta-feira de Cinzas (18), à Campanha da Fraternidade (CF) 2026 em todo o Brasil. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, a iniciativa deste ano busca despertar a solidariedade e cobrar ações para que todos tenham um lugar digno para viver. Em Maceió, o lançamento aconteceu em frente à antiga igreja matriz do Bom Parto.
O local foi escolhido, segundo a Arquidiocese, para chamar a atenção para o sofrimento das famílias que ainda vivem no Bom Parto e nos Flexais. Elas enfrentam dificuldades para ter acesso a serviços básicos e vivem a incerteza do futuro após os problemas causados pela mineração de salgema, que forçou milhares de pessoas a sair de suas casas em cinco bairros da capital.

Segundo a Arquidiocese de Maceió, realizar a abertura no Bom Parto é um gesto para dizer que a Igreja está ao lado desses moradores, que se sentem “encurralados” entre a lagoa e os bairros que desapareceram. O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, lembra que o tempo da Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa) é um convite à mudança de vida e de atitude.
“A Quaresma traz sempre um apelo de conversão, trazendo o drama e as situações de milhões de famílias no Brasil que não vivem dignamente, não têm onde morar e, mesmo aqui em Maceió, sabemos de milhares de pessoas nessa situação, ou em situação de rua, em contextos de vulnerabilidade e risco, sem as mínimas condições dignas de moradia. É um apelo concreto”, definiu.

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1962 e é realizada na Quaresma, por ser considerada um tempo de conversão espiritual. O objetivo é promover também uma conversão social diante de temas que afligem a sociedade. Também é realizada arrecadação financeira destinada a projetos sociais, promovendo a fraternidade.
