loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 13/02/2026 | Ano | Nº 6161
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Cidades

AÇÃO PREVENTIVA

Alagoas reforça combate à dengue com vacinação de 26,7 mil profissionais do SUS

A medida faz parte da estratégia nacional de imunização do Ministério da Saúde contra a doença

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoas recebe lotes de vacinação contra a dengue
Alagoas recebe lotes de vacinação contra a dengue | Foto: EDVAN FERREIRA/ SECOM MACEIÓ/ ILUSTRAÇÃO

Com 126 casos prováveis de dengue e 15 de chikungunya registrados em janeiro de 2026, Alagoas terá reforço nas ações de combate à dengue, com a estratégia nacional de vacinação voltada aos trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação de um plano estratégico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ao todo, 26,7 mil profissionais de Alagoas receberão as doses. Segundo o Ministério da Saúde (MS), 11,5 mil imunizantes já foram encaminhados ao estado. Novos lotes de vacinas estão previstos para o fim deste mês.

De acordo com o MS, a vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da Atenção Primária deve proteger 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do SUS em todo o Brasil.

“São aquelas pessoas que batem na porta, visitam a casa das pessoas, observam se há criadouros do mosquito da dengue, fazem o acompanhamento e a mobilização. Também são aqueles profissionais que estão na primeira porta de entrada quando surgem casos de dengue”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2026 envolve o Estado e os municípios alagoanos. A iniciativa foca no combate ao mosquito Aedes aegypti e na redução do número de casos de dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a Sesau, as ações previstas são desenvolvidas com atenção especial no verão e na quadra chuvosa, período em que há maior risco de aumento na transmissão dessas doenças, pois alterna momentos de chuva e calor, facilitando a proliferação do mosquito.

Entre os pontos do plano estão o monitoramento contínuo dos casos de arboviroses e a articulação com toda a Rede de Atenção à Saúde, garantindo diagnóstico oportuno e manejo clínico adequado. O documento prevê a intensificação das ações preventivas e a ampliação da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em regiões selecionadas.

Relacionadas