ESTELIONATO
Mais de 900 denúncias de golpe do falso advogado são registradas em AL em 2025
Criminosos se passam por profissionais e usam processos para pedir pagamentos antecipados


A forma de agir é a mesma: golpistas utilizam logomarcas e fotos de escritórios de advocacia reais para se passar por advogados e enviam mensagens a clientes com processos na Justiça, com o intuito de aplicar golpes. Segundo o Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas (Sindav-AL), em 2025 foram registradas mais de 900 denúncias no estado.
Os golpistas costumam criar contas falsas em aplicativos de mensagens e entram em contato com clientes se passando pelo advogado. Eles prometem resultados, celeridade nos trâmites ou informam que o cliente tem um valor a receber no processo.
No entanto, a vítima é orientada a realizar um pagamento antecipado, geralmente via Pix. Os criminosos justificam que a transferência seria destinada às custas processuais.
O diretor especial do Sindav, Diego Rodrigues, explica que não há cobrança de valores antecipados por advogados reais. “Nenhum advogado cobra valores antecipados para resultados de processos. A prática que usamos no escritório é trazer o cliente para prestar contas presencialmente”, reforçou.
Rodrigues fez um alerta à sociedade. “Quando receber esse contato, desconfie e procure o advogado. Você tem o contato e o endereço do escritório. Ninguém contrata advogado aleatoriamente, contrata pela confiança. Vá ao escritório e preste contas com ele pessoalmente.”
Ele orienta que a pessoa solicite o número de registro do suposto advogado e confira os dados no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A identidade do advogado também pode ser consultada por meio da plataforma ConfirmADV. O usuário só precisa inserir o número de inscrição, o estado em que o profissional atua e um endereço de e-mail. A OAB Nacional também dispõe de um espaço para denúncias: https://fiscalizacao.oab.org.br.
