loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/03/2026 | Ano | Nº 6187
Maceió, AL
32° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Caderno B

LANÇAMENTO EM ABRIL

Livro vencedor do International Booker Prize ganha edição no Brasil

“Refúgio do tempo”, obra de Gueorgui Gospodinov, articula memória, política e crítica social

Ouvir
Compartilhar
Romance foi o primeiro livro escrito em búlgaro a vencer, em 2023, o Booker Prize
Romance foi o primeiro livro escrito em búlgaro a vencer, em 2023, o Booker Prize | Foto: KATE GREEN

Vencedor do International Booker Prize 2023, o romance Refúgio do tempo, do escritor búlgaro Gueorgui Gospodinov, acaba de ganhar edição no Brasil. O livro mistura ficção, história e crítica social ao imaginar uma sociedade que, incapaz de projetar o amanhã, passa a se refugiar em versões idealizadas do passado. No Brasil, a obra será publicada pela Estação Liberdade.

Na narrativa, o protagonista Gaustin, alter ego desdobrado do autor, cria uma “clínica do passado” voltada inicialmente ao tratamento de pacientes com Alzheimer. O espaço reconstrói com minúcia ambientes de outras épocas para que essas pessoas possam se localizar novamente em suas memórias. Aos poucos, porém, o projeto deixa de atrair apenas doentes e passa a interessar também a pessoas saudáveis e até estrangeiros em uma Europa em crise, movidos pela nostalgia e pelo desejo de escapar do presente.

A partir dessa premissa, Gospodinov organiza uma reflexão sobre memória, esquecimento e instrumentalização do passado. O romance percorre o socialismo caricato do Leste europeu, a transição para a economia de mercado e as novas ilusões produzidas em tempos de incerteza. Quando o passado deixa de funcionar como abrigo e começa a invadir o presente, a narrativa desloca o leitor para um terreno mais político.

Em um dos trechos, o autor sintetiza esse eixo ao escrever: “O passado não é apenas o que aconteceu com você. Às vezes é apenas o que você mesmo inventou.” Em outro momento, a pergunta que atravessa a obra aparece de forma direta: “E quanto de passado uma pessoa pode realmente suportar?”

Com humor mordaz, ironia e melancolia, Gospodinov se consolidou como uma voz importante da literatura europeia contemporânea. Refúgio do tempo, publicado originalmente em 2020 e vertido ao inglês como Time Shelter em 2022, tornou-se o primeiro livro escrito em búlgaro a vencer o International Booker Prize. A edição nacional será lançada em abril e pode ser adquirida no site da Editora Estação Liberdade: www.estacaoliberdade.com.br.

Tags:

crítica social Gueorgui Gospodinov International Booker Prize literatura búlgaro memória e esquecimento Refúgio do Tempo

Relacionadas