Mérito Legislativo
Milton Hênio é homenageado pela ALE com a Comenda Tavares Bastos
Autoridades e familiares destacaram legado humanista do pediatra em mais de 60 anos dedicados à medicina


A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, nessa sexta-feira (19), sessão solene para entregar a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos ao médico Milton Hênio Netto de Gouveia, 88 anos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde e à sociedade alagoana.
O pediatra recebeu, ao lado da esposa, a honraria das mãos da deputada Fátima Canuto (MDB), autora da proposta, sob aplausos de familiares, amigos e autoridades. Com mais de seis décadas de carreira e mais de 200 mil atendimentos, Dr. Milton é referência pelo cuidado humanizado. Formado pela Faculdade de Medicina de Alagoas em 1962, consolidou trajetória marcada pela dedicação e pela formação de profissionais.
Em discurso, a deputada Fátima Canuto destacou: “Ele não é só médico, cuidou também da alma das mães e dos pais. É preciso reconhecer quem tanto se dedicou ao próximo, e essa é a função desta Casa hoje”.
OTIMISMO
Emocionado, Dr. Milton agradeceu a Deus, à família e à Assembleia, afirmando que a homenagem é um dos momentos mais marcantes de sua vida. Ressaltou que a comenda simboliza não apenas sua trajetória, mas a de todos que acreditam na transformação por meio da dedicação, solidariedade e esperança.
“Sei que esta homenagem não é apenas a mim, mas também a todos aqueles que caminham ao meu lado, acreditando que é possível transformar a realidade por meio do trabalho, da dedicação e da esperança, defendendo valores como justiça, participação, responsabilização e equidade”, afirmou o médico.
Ao final do discurso, ele deixou mensagem de otimismo: “A vida é uma luta, mas também um milagre. Lutem sempre por sua felicidade e nunca deixem de acreditar na beleza dos sonhos e no poder da bondade”.
O diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James, também enalteceu o legado do pediatra: “A ALE faz justiça ao entregar a Comenda Tavares Bastos a um dos filhos mais ilustres do Estado. Para nós da Organização Arnon de Mello, essa homenagem tem significado ainda mais profundo, porque o Dr. Milton é parte viva da nossa história, um pilar inspirador que há mais de 40 anos contribui com sua lucidez e escrita elegante”.
Fernando James destacou que, há mais de 40 anos, Milton Hênio escreve artigos semanais para o a Gazeta e também faz parte do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello (OAM). “Ele não é apenas um nome respeitado: é um pilar, presente, atuante, inspirador. Ele nos brinda com sua lucidez e sua escrita elegante, entregando semanalmente artigos que são farol e bússola, sempre profundamente humanos. No Conselho Estratégico da OAM, sua voz ecoa com a força da experiência e da sabedoria”, afirmou.
O diretor comercial também lembrou da amizade de Milton Hênio e Arnon de Mello. “Não posso deixar de lembrar também da amizade sincera que ele cultivou com meu avô, o senador Arnon de Mello — uma amizade construída no respeito e no amor por Alagoas, que une nossas histórias até hoje”.
Em 2023, Milton Hênio foi o primeiro alagoano a integrar a série documental Uma Vida na Medicina, produzida pela Gazeta de Alagoas.
SACERDÓCIO
O filho do homenageado, Antônio Carlos Gouveia, lembrou que o pai exerceu a medicina como sacerdócio, cuidando de milhares de crianças com empatia e humanidade. “Mais do que médico, ele é educador da saúde e defensor da infância. Sempre nos ensinou a viver com fé, gratidão e otimismo”, afirmou.
“Sempre repetiu para nós, em casa, que é o homem mais feliz do mundo. E essa felicidade vem da fé, da família e da gratidão pelas pessoas que encontrou ao longo da vida. Para ele, as coisas mais valiosas da existência — o abraço, o beijo, a caridade, o acolhimento — são oferecidas de graça. É um homem que nunca reclamou de nada, sempre otimista, e que deixa como lição de vida a capacidade de viver com plenitude, fé e amor”, completou.
Já o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, destacou a dimensão espiritual e intelectual da trajetória: “A vida e a obra de Milton Hênio transcendem o exercício profissional e se projetam como patrimônio moral, científico e social de Alagoas e do Brasil. Sua atuação na medicina e na cultura reflete compromisso com a transformação da sociedade”.