loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 28/08/2025 | Ano | Nº 6042
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Caderno B

DIA DO FOLCLORE

Aos 80 anos, Mestra Rosália lança seu primeiro álbum musical

Evento especial reúne mestres populares no Dia do Folclore, nesta sexta-feira (22), no Espaço Garden da Toca do Calango, em Jaraguá

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Mestra Rosália lança ‘A luz que me alumeia’
Mestra Rosália lança ‘A luz que me alumeia’ | Foto: Benita Rodrigues

Nesta sexta-feira (22), o Espaço Garden da Toca do Calango, em Jaraguá, recebe o lançamento do primeiro álbum da Mestra Rosália, de 80 anos. O disco, intitulado A Luz que Me Alumeia, reúne 18 faixas e será apresentado em noite gratuita que integra a programação do Projeto Embolada do Jacinto, desenvolvido pelo Instituto CasaDelas, com produção de Sue Chamusca Arte e Assessoria. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce).

Filha de trabalhadores rurais, Rosália nasceu em Arapiraca e desde os seis anos trabalhou como destaladeira de fumo. Sem ter sido alfabetizada, aprendeu nos roçados e nos salões de beneficiamento os cantos que formam a base de sua trajetória musical.

Imagem ilustrativa da imagem Aos 80 anos, Mestra Rosália lança seu primeiro álbum musical
| Foto: Benita Rodrigues

O álbum de estreia reúne cocos de roda, aboios de roça, cantigas de terreiro, cirandas e ainda um samba de autoria própria que dá nome ao trabalho. A gravação contou com a participação dos músicos da Cia. Cabelo de Maria, dirigida por Renata Mattar e Gustavo Finkler.

O reconhecimento da artista começou no final da década de 1990, quando a musicista Renata Mattar esteve em sua comunidade para pesquisar cantos de trabalho. A partir desse encontro, Rosália passou a circular em apresentações pelo país e, mais recentemente, iniciou a parceria com Gustavo Finkler para a gravação do álbum.

PROTAGONISTAS DA CULTURA POPULAR

A programação, especialmente pensada para o Dia do Folclore, celebrado nesta sexta-feira (22), destaca outras mulheres ligadas à cultura popular. A cantora e compositora alagoana Telma César apresenta um repertório que combina composições próprias, músicas do Mestre Jacinto e baianás aprendidas com mestras locais. O show terá a participação de Carol Vilela (cavaquinho, percussão e vocais), Roberi Rei (percussão), Toni Augusto (violão e guitarra), Anderson Almeida (baixo), além das cantoras Amanda Monteiro e Brenda Lima.

Noite terá participações especiais, como de Telma César
Noite terá participações especiais, como de Telma César | Foto: Divulgação

O grupo Coco de Ybiúna, formado em 2022 por Amanda Monteiro, Brenda Lima, Nessa Germano e Andreia Matias, também se apresenta. O coletivo traz composições autorais que dialogam com o coco de roda e se inspira em matrizes africanas e indígenas. O nome vem do tupi: “Yby” significa “terra” e “Una”, “preto”, formando “Coco de Terra Preta”. A discotecagem da noite fica sob a responsabilidade de Fernanda Fassanaro.

Relacionadas