CINEMA
Circuito Penedo de Cinema anuncia seleção para mostras competitivas
Evento será entre 10 e 16 de novembro, com 70 obras nas mostras Nacional, Universitária, Ambiental e Infantil


A comissão curadora do Circuito Penedo de Cinema divulgou ontem a lista de filmes selecionados para as quatro mostras que integram a 15ª edição do evento, que ocorre de 10 a 16 de novembro, no município histórico de Penedo, Alagoas. Neste ano, 1.450 obras foram inscritas e analisadas para concorrer nas mostras competitivas e para exibição na Mostra de Cinema Infantil.
No total, 70 filmes foram escolhidos para compor as mostras Nacional, Universitária, Ambiental (Mostra Velho Chico) e Infantil — essa última de caráter não competitivo. A programação ocupará diferentes turnos ao longo da semana: manhãs para o público infantil, tardes com obras voltadas às questões ambientais, e noites reservadas à Mostra Nacional, sempre em três espaços distintos no centro cultural da cidade.
“Esse resultado, para além da qualidade técnica, estética e artística das obras, buscou trazer a diversidade da produção nacional, contemplando temas e questões fundamentais para a sociedade brasileira. Com isso, reafirma-se a importância e o compromisso do Circuito Penedo de Cinema na formação crítica da sociedade e no fortalecimento da cena do audiovisual nacional”, afirmou o coordenador-geral do Circuito, Sérgio Onofre.
FILMES SELECIONADOS
Mostra Infantil (não competitiva)
Obras voltadas ao público infantojuvenil, com diversidade regional e estética: Quando as Ondas do Mar Desligam (BA); A Menina que Amava Gatos (PB); Pioinc (DF); A Tapioca da Vovó (PB) Oxum Osun, O Poder do Feminino (SP); Garota Dínamo e os Super-Heróis Secretos (BA); Min e as Mãozinhas em Olhe Ali, É Iara (SC); Zé Lins e o Fora da Lei (PB); Tsuro (BA); Lá Vem o Boi-de-Mamão (SC); entre outro.
Mostra Velho Chico (Ambiental)
Foco em cinema com temáticas ambientais, de comunidades tradicionais e do campo: Nonato, o Barato – A Ciclovia (SC); Vida e Morte Submarina (AL); Comadre Florzinha (PB); Corraveara (RN); Mulheres da Restinga e o Extrativismo no Baixo São Francisco (AL); Insustentável: A Realidade do Petróleo na Amazônia (SP); Invertebrado (AL); O Surubim Barbado (MG); Suá, a Praia que Sumiu (ES); O Mar nas Mãos (RJ); entre outros.
Mostra de Cinema Universitário
Voltada à produção acadêmica e jovem audiovisual brasileiro: Um Breve Respiro Democrático (RJ); Cartas à Tia Marcelina (AL); Retorno (ES); Cine Guarani: Entre Imagens e Canções (PE); Quem Ficou foi Eu (SP); A Pior Dor Que Há (DF); Absorta (SP); entre outros.
Mostra de Cinema Nacional
Competição principal do evento, reunindo filmes de forte linguagem autoral e diversidade estética: Vermelho de Bolinhas (CE); Silêncio Elementar (MG); Sebastiana (RJ); Espinho Remoso (BA); It’s Not a Road Movie (PB); Seus Lábios (AL); Estrela Brava (RJ); Fenda (CE); Entre Corpos (AL); entre outros.
Reconhecido como um dos mais relevantes festivais audiovisuais do Nordeste, o Circuito é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo governo de Alagoas e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).