app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Opinião

A paciência em tempos modernos

.

Por MILTON HÊNIO. médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 28/05/2022 - Matéria atualizada em 28/05/2022 às 04h00

Eram nove horas da manhã. Chego na Praça do Centenário e, de repente, o trânsito para. Congestionamento de carros e ônibus. Buzinas em demasia. Provável obstáculo lá na frente. Fico olhando ao meu lado um senhor que se agitava. Buzinava sem parar. Falava ao celular. Saía e entrava no carro. Gesticulava. Tenso. Depois de alguns minutos a situação melhorou. E fiquei imaginando a vida daquele cidadão e de tantos outros que fazem do estresse a sua companheira. Não tem organismo que aguente. É preciso ter paciência nos tempos atuais para que possamos oferecer equilíbrio ao nosso corpo e termos uma vida mais longa, sem doenças. Hoje o mundo apresenta-se cheio de incertezas, de pessoas buscando o rápido e não o sensato. Feliz é o homem que pode encarar o seu dia com total segurança e que apesar de todos os obstáculos tem a paciência como sua grande companheira. Todas as manhãs as estrelas se apagam para dar lugar ao sol, e todas as tardes o sol morre para que as estrelas possam viver. Fazem isso há bilhões de anos e nós ainda não aprendemos a lição..

Os psicólogos clínicos vêm estudando os sentimentos negativos há muito tempo. A partir das últimas décadas, os neurologistas passaram a estudar cada vez mais os estados de ânimo como a raiva, angústia, depressão, ansiedade, e a influência profundamente negativa que exercem estes fatores sobre o nosso organismo e o nosso sistema imunológico. Suas defesas caem quando você está estressado. Pagamos caro por menosprezar o prazer, a paciência, a alegria de viver. A freqüência de depressões graves, de câncer, de úlceras, gastrites, problemas cardiovasculares, está crescendo assustadoramente em quase todos os países industrializados. A angústia e o desânimo representam um verdadeiro perigo para a saúde porque significam estresse e um verdadeiro convite para que se instalem as doenças em nosso corpo. A Universidade da Califórnia tem sido destaque no mundo da pesquisa da fisiologia do cérebro em relação aos pensamentos negativos e positivos. Os homens esquecem que a vida é uma passagem; vivemos no máximo 100 anos. Vida eterna é a outra. E sofremos, e lutamos, e nos desgastamos por coisas que não levam a nada. E surgem as doenças. Quanto mais evoluímos, mais nos esquecemos das pequenas coisas e que são importantes na caminhada da vida: gestos, sorrisos, abraços e o mais valioso, o respeito para com o semelhante.

Caro leitor: quantos caminhos existem à nossa volta? Inúmeros. Com paciência procure encontrar o melhor.

Lembre-se: não importa até onde você já chegou, para onde você está indo. O importante é que caminhe com paciência.

Você nasceu para ser feliz, meu caro amigo. A vida é um eterno aprendizado. Tenha paciência que no final tudo dará certo. 

Não tenha medo do amanhã. O hoje deve ser vivido plenamente. Que seus caminhos sejam sempre cheios de muitas estrelas e muita luz, ao lado do Senhor Jesus.

Mais matérias
desta edição