app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I23092020

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 23/09/2020 - Matéria atualizada em 23/09/2020 às 06h00

OS MOTIVOS DE RICARDO NEZINHO

O deputado Ricardo Nezinho só será candidato a prefeito em Arapiraca se não houver nenhuma dúvida jurídica sobre a nulidade da candidatura de Luciano Barbosa, segundo uma fonte, que nos concedeu entrevista exclusiva e que participou de todo o processo de articulação política para lançar a candidatura do MDB na capital alagoana do Agreste. Segundo ainda a fonte, o parlamentar tem um entendimento de solidariedade a Luciano Barbosa na candidatura a prefeito e que somente a desistência do vice-governador, ou nulidade da convenção, em sentença transitada e julgada sem mais recursos, levaria Ricardo Nezinho a disputar a eleição majoritária. Segundo ainda a fonte, antes da situação chegar ao ponto em que se encontra, foram feitas várias reuniões em palácio, mas todas terminavam em alternativas inócuas, porque não atendiam às expectativas do parlamentar; já que o acordo realizado desde o início havia sido mudado e agora colocava o nome de Daniel Barbosa, filho de Luciano, como o candidato do partido. Ricardo Nezinho se recusou a ceder, chegando a declarar ao governador Renan Filho que só sairia da disputa para dar lugar ao vice-governador. Dessa forma, Nezinho passou a apoiar a candidatura de Luciano Barbosa, sendo solidário a ele. Ricardo e Luciano, segundo a fonte, têm um pacto de fidelidade política que será cumprido até o fim. “O deputado lamenta a situação a que chegou o MDB em Arapiraca e destacou que o parlamentar, desde o início do processo de articulação, era o candidato do partido, mas a indicação de Daniel Barbosa foi o estopim de tudo”, finalizou.


ARAPIRACA/NEZINHO

O Diretório Estadual do MDB tem números que mostram vantagem do nome de Ricardo Nezinho à frente de Luciano Barbosa, fato que também foi decisivo para a escolha do parlamentar como candidato do partido em Arapiraca. Luciano Barbosa sofreu desgastes desde que se afastou de Arapiraca para ser vice-governador e secretário estadual de Educação. Ele se tornou um ausente no município.


ATA/MDB

A ata da convenção do MDB em Arapiraca deverá se tornar uma pendenga jurídica até próximo a data da eleição, deixando sob suspeita a solidez da candidatura de Luciano Barbosa. Contudo, o ato de expulsão dele do partido já causa muito insegurança ao eleitorado, que não quer perder seu voto. Luciano Barbosa vai ter que convencer a todos que é realmente candidato a prefeito, mas tudo aponta para um desgaste político.


ARAPIRACA/PESSOA

Enquanto o MDB não chega a um entendimento sobre o nome que disputará a prefeitura este ano, e também o PP não declara oficialmente, que estará dando toda carga na candidatura de Tarcizo Freire; a prefeita Fabiana Pessoa cresce consolidando sua candidatura junto às bases políticas, ao mesmo tempo que vem administrando a cidade.


ARAPIRACA/GILVÂNIA

A candidatura de Gilvânia Barros ainda não decolou em Arapiraca. Muitos não a identificam como arapiraquense, visto que é irmã do ex-deputado Gilvan Barros, de Girau do Ponciano. Os observadores políticos do cenário em Arapiraca informaram que o grupo Barros espera que o MDB adote a candidatura de Gilvânia.


ARAPIRACA/COMISSIONADOS

Os ocupantes dos cargos comissionados indicados pelo vice-governador Luciano Barbosa estão roendo as unhas das mãos. Até o momento não houve nenhuma exoneração, mas o prazo final será o dia 26 deste mês. Partido espera que todos se integrem ao projeto do MDB em Arapiraca. A maioria desses comissionados deseja a reconciliação de Luciano Barbosa com o partido e assim irem à luta nas eleições municipais.


PROGRAMA DO LEITE

O programa do Leite em Alagoas realiza um grande papel social não só de ajuda às famílias em risco alimentar, mas também a movimentar a economia em uma das regiões mais pobres do Estado, que é o semiárido, onde os índices de desenvolvimento humanos são baixíssimos. Nessa região existe a CPLA, uma cooperativa plenamente integrada à cadeia produtiva do leite.


PROGRAMA DO LEITE 2

A CPLA tem cerca de 2 mil associados residentes em todos os municípios da região do semiárido alagoano. Esses produtores de leite ajudam a aquecer a economia local injetando recursos que recebem do Programa do Leite. Vale lembrar também que essa atividade mantém milhares de famílias no campo, evitando o êxodo rural para os grandes centros.

Mais matérias
desta edição