app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5698
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN05042024

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 05/04/2024 - Matéria atualizada em 05/04/2024 às 04h00

Não são apenas três ou quatro municípios que despertam atenção especial da Secretaria de Segurança Pública nessa pré-campanha para prefeitos e vereadores em Alagoas. São muito mais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a SSP já estão identificando ocorrências, ameaças e a possibilidade de conflito que podem resultar em tragédia.

De Norte a Sul, a situação está efervescendo e grupos políticos se digladiam para assegurar o poder nos municípios. Na região Norte, os municípios com tensões políticas são os mesmos de outros anos e, no Agreste, o número cresceu.

EM AÇÃO

O serviço de Inteligência das polícias Civil, Militar e Federal, junto com o Tribunal Regional Eleitoral, já estuda medidas preventivas para as regiões conflituosas.

O ÓBVIO

As declarações do vice-governador Ronaldo Lessa de que estaria preparado para assumir as funções numa eventual renúncia de Paulo Dantas para sair candidato em 2026 não chegam a ser nenhuma novidade. Afinal de contas, Lessa já foi prefeito de Maceió, governador por dois mandatos e vereador, deputado estadual e deputado federal.

ANALISANDO

Há quem diga que, afora os compromissos assumidos com o MDB, Ronaldo já estaria com nomes no bolso para efetuar modificações na máquina administrativa caso venha, de fato a assumir o governo daqui a dois anos. E alguns já vêm sendo especulados.

FEDERAL

A não seja que haja intercorrências de última hora, o Governador Paulo Dantas trabalha para sair candidato a deputado federal e deve acelerar o ritmo de obras que vem realizado em dezenas de municípios alagoanos.

ISENÇÃO

A CPI da Braskem, ao contrário do que foi especulado, tem procurado deixar claro que os trabalhos serão realizados de maneira diligente e imparcial, visando identificar e punir os responsáveis, propondo medidas preventivas para evitar novos desastres.

CONCENTRADO

Os aliados do ex-prefeito Rui Palmeira estão dispostos a fazer um esforço concentrado para elegê-lo vereador pelo PSD. Como a disputa será renhida entre os candidatos, Rui é um nome forte, mas precisa reforçar o time para chegar à Casa de Mário Guimarães. Se perder as eleições, o que não está nos seus planos, terá de dar novo rumo à sua carreira política.

DECISÃO FINAL

Hoje é o último dia do prazo para alguns vereadores, a exemplo de Galba Netto e Olívia Tenório, dizerem aonde irão aportar. Sem espaço no MDB, pois há muito tempo estão ao lado de JHC, terão de decidir sobre a migração para outro partido.

NÓ A DESATAR

Se a vereadora Olívia Tenório é, no momento, aliada do prefeito JHC, canidato à reeleição, por sua vez o deputado estadual Francisco Tenório, seu pai, ainda não decidiu em que lado fica. Como tem transitado bem no governo de Paulo Dantas, Chico Tenório também vai ter que fazer uma opção. Ou fica lá, ou fica cá.

Mais matérias
desta edição