app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH12042024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 12/04/2024 - Matéria atualizada em 12/04/2024 às 04h00

 

Foto: DIVULGAÇÃO
PODER SEM PUDOR: RIGOR CONVENTUAL

Era um almoço oferecido a empresários de outros Estados, no Palácio das Princesas, pelo então governador de Pernambuco Roberto Magalhães. Durante a sobremesa, um dos convidados elogiou a fruta servida. “É um fruto divino!”, brincou Sileno Ribeiro, poderoso secretário do Gabinete Civil de Magalhães. Brincou com fogo. D. Jane, a influente primeira-dama, católica fervorosa, achou que o secretário cometera uma blasfêmia. Reza a lenda que ela teria exigido sua demissão e que foi atendida.

REJEIÇÃO A LULA DIFICULTA VIDA DO PT EM 4 ESTADOS

Candidatos do PT às eleições municipais deste ano viram confirmada a má notícia: a avaliação do presidente Lula caiu tanto que ele deixou de ser um cabo eleitoral vencedor. Pesquisa Quaest em quatro importantes estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás) - que somam 41% do eleitorado nacional - mostra que os respectivos governadores são muito bem avaliados, bem mais que Lula, e viraram os maiores “eleitores”. Só os 34,6 milhões de eleitores paulistas são 22,1% do eleitorado nacional.

RATINHO BEM

No Paraná, o governo de Ratinho Jr (PSD) soma 79% de aprovação, e os paranaenses rejeitam o governo Lula, que tem 54% de reprovação.

TARCÍSIO VOA

Tarcísio Gomes de Freitas (Rep), por exemplo, tem aprovação de 62% dos eleitores paulistas; Lula caiu e soma hoje 50%.

ZEMA É O CARA

Em Minas, candidato a prefeito e a vereador ligado ao governador Romeu Zema (Novo) terá chances melhores. Chefe do executivo tem 63% de aprovação.

CAIADO 86%

Ronaldo Caiado (União), de Goiás, marcadamente de oposição, é outro governador bem avaliado: 86%. Lula é reprovado por 50% dos goianos.

APÓS VETAR SAIDINHA, LULA PODE PASSAR NOVA VERGONHA

Lula (PT) deve passar vergonha outra vez após vetar decisão do Congresso que extingue a “saidinha”, criada para criminosos que aproveitam a regalia para cometer mais crimes. A regra teve votações acachapantes: 62x2 votos no Senado e 311x98 na Câmara. Como já ocorreu, o veto deve ser derrubado por parlamentares como Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente do Senado endossou a medida após o caso do bandido que matou covardemente um PM no estado mineiro, na saidinha de fim de ano.

NADA QUE RECOMENDE

Segundo o experiente procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro, do Rio, não há um só estudo que recomende a manutenção da saidinha.

SAIDINHA NÃO RECUPERA

Monteiro afirmou que nenhuma pesquisa ou levantamento comprovou que a “saidinha” ajuda na recuperação de criminosos encarcerados.

SOB INVESTIGAÇÃO

O ministro Nunes Marques mandou a Polícia Federal investigar a prática de crimes de ameaça e de incêndio criminoso, atribuídos ao deputado Luciano Bivar (PE), presidente afastado do União Brasil.

VOCÊ AMANHÃ

Nikolas Ferreira (PL-MG) lembra a ignorada imunidade parlamentar, prevista na Constituição, ao comentar inquérito aberto contra ele por chamar o presidente Lula de ladrão. “Hoje sou eu, amanhã é você”, alertou o deputado.

GERA EMPREGOS

Ao dizer que Elon Musk não produz nada no Brasil, Lula, por má-fé ou ignorância, despreza os empregos que os negócios do empresário geram por aqui por meio do X, antigo Twitter, Tesla, Starlink e por aí vai.

TITUBEARAM

Os deputados Eduardo da Fonte (PP) e Waldemar Oliveira (Avante) foram os únicos da bancada pernambucana que se abstiveram na votação que chancelou a prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ).

REJEIÇÃO NA TERRA DO TRIPLEX

Não é boa a avaliação de Lula em Guarujá, onde o petista foi acusado de ganhar um rico triplex. Ele é desaprovado por 55,3% do eleitorado, revela levantamento divulgado nessa quinta (11) pelo Paraná Pesquisas.

FARRA DAS ONGS

O deputado Filipe Barros (PL-PR) prometeu apresentar um projeto para restringir a atuação de ONGs internacionais no Brasil. É um passo para o fim da farra das organizações que se refestelam, sobretudo, na Amazônia.

BRB EM ALTA

A elogiada gestão do Banco de Brasília registrou, em 2023, alta de 24,4% no lucro líquido recorrente, o que representa R$ 200 milhões. A clientela do banco saltou de 650 mil para 7,6 milhões em cinco anos.

PENSANDO BEM...

...contrariar o Congresso não acabou bem para o último presidente.

Mais matérias
desta edição