app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH11042024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 11/04/2024 - Matéria atualizada em 11/04/2024 às 04h00

 

Foto: DIVULGAÇÃO
  PODER SEM PUDOR: REDONDAMENTE LIMITADO

Se denúncias envolvendo parlamentares provocam revolta, a qualificação de boa parte deles tampouco motiva o respeito dos eleitores. Na CPI do Apagão Aéreo, o coordenador de Prevenção de Acidentes da Infraero explicava que se medem as pistas dos aeroportos com “rédua milimetrada” quando o relator Marcos Maia (PT-RS) interrompeu, com ar de especialista:

- Quadrada ou redonda?

- Redonda?!?! – espantou-se o depoente, em meio a gargalhadas gerais.

AMERICANO CONFESSA TRISTEZA COM MENTIRA DE LULA

O americano Michael Shellenberger, que está no meio da polêmica entre o megaempresário Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes, confessa sua tristeza ao constatar que Lula (PT) mentiu para ele durante entrevista anos atrás. “Perguntei se ele transformaria o Brasil numa Cuba, onde não há liberdade de expressão”, contou Shellenberger ao podcast Diário do Poder desta semana. Lula negou, mentindo para ele, que era mais um jornalista de esquerda que se encantara com o petista.

PINÓQUIO

Além de tecer críticas a Lula, Shellenberger admitiu ter levado para o “lado pessoal”, pois Lula mentiu olho no olho.

EFEITO SÉRGIO TAVARES

Shellenberger confirmou que não se sentiu ameaçado durante a viagem ao Brasil, mas disse torcer para que a PF o permita sair do país.

CENSURA É LOUCURA

“Eles enlouqueceram”, disse o jornalista americano em entrevista ao podcast após citar agentes do Estado que exigiram censura.

A ORIGEM

Shellenberger revelou emails de membros do X do Brasil e dos Estados Unidos com relatos de pedidos nada ortodoxos do judiciário brasileiro.

TRF4 PÕE NA GAVETA AÇÃO SOBRE ELDORADO CELULOSE

O caso Eldorado Celulose está virando símbolo da insegurança jurídica. O desembargador do TRF-4, Rogério Favreto, candidato à vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça), travou o julgamento sobre a validade de ação popular encabeçada pelo ex-prefeito de Chapecó (SC) Luciano Buligon, que pede a suspensão da venda da empresa à multinacional Paper Excellence. Favreto, que em julho de 2023 suspendeu o negócio por meio de liminar, optou por deixar na gaveta o julgamento do mérito.

PARTES SE MANIFESTARAM

Esperava-se que a ação popular fosse incluída na sessão virtual de terça (9), até porque todas as partes já se manifestaram nos autos.

FICANDO PARA DEPOIS

Favreto decidiu colocar em votação um agravo da Paper contra a liminar, postergando ainda mais o desfecho do caso, conforme convém à J&F.

VENDEU E NÃO ENTREGA

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, fazem das tripas coração para não entregar a fábrica de celulose vendida em 2017.

FANTASMA BILIONÁRIO

Jair Bolsonaro lembrou o motivo de ter acabado com o DPVAT: excesso de arrecadação e denúncia de desvios. O ex-presidente ainda lamentou projeto do governo Lula, aprovado na Câmara, que ressuscita o imposto.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Deputada argentina, Maria Celeste repudiou “violação da liberdade de expressão no Brasil” e se solidarizou aos brasileiros perseguidos “por se posicionarem do lado oposto do presidente condenado por corrupção”.

IBAMA NA UTI

Sem contar com a comoção de artistas, servidores do Ibama já estão há mais de três meses parados. Cobram melhores salários e condições de trabalho. Multas por desmatamento na Amazônia recuaram 87,84%.

ARAPONGAGEM EM RORAIMA

O presidente da Assembleia de Roraima, Soldado Sampaio (Rep), rompeu com o enroladíssimo governador Denarium (PP). Denúncias de arapongagem via Secretaria de Segurança azedaram a relação.

MAIS UMA BLINDAGEM

Haddad foi escalado para contar a lorota “distribuição de dividendos é assunto da diretoria da Petrobras” para tentar blindar Lula da investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre interferência ilegal na gestão da empresa e no calote aos investidores.

ATIVISMO AUTORITÁRIO

A mídia governista recusou o debate sobre liberdade de expressão, o bem mais precioso da democracia, após a sapatada de Elon Musk. A turma não se importa com censura, desde que o silenciado seja o outro.

 

Empresário MÁRCIO RAPÔSO comemorou ontem com sua equipe o primeiro lugar conquistado por sua imobiliária nas vendas de empreendimentos da construtora Delman
Empresário MÁRCIO RAPÔSO comemorou ontem com sua equipe o primeiro lugar conquistado por sua imobiliária nas vendas de empreendimentos da construtora Delman - Foto: DIVULGAÇÃO
 


Mais matérias
desta edição