app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH06042024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 06/04/2024 - Matéria atualizada em 06/04/2024 às 04h00

/No último dia da janela partidária, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Netto, assinou nessa sexta-feira (5) a ficha de filiação ao PL, partido liderado pelo prefeito JHC.

 

Foto: : Divulgação
PODER SEM PUDOR: O seca-pimenteira

Era muito religiosa a empregada doméstica da residência do então ministro José Eduardo Andrade Vieira em Brasília. Ela também adotada crendices populares. Certo dia, convenceu o patrão a cultivar um pezinho de arruda, para espantar energias negativas, mau olhado etc. A planta cresceu, ficou robusta, bonita e cheirosa até o dia em que Andrade Vieira recebeu a visita de Pedro Malan, ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso. Já no dia seguinte à visita, a planta amanheceu murcha de dar dó. “Nossa, esse homem seca até pimenteira!”, espantou-se a senhora. Não deu outra: Andrade Vieira logo teria o seu banco Bamerindus garfado pela tucanagem.

Oposição tem votos para convocar Rui Costa a depor

O presidente da Comissão de Segurança da Câmara, deputado Alberto Fraga (PL-DF), reconhece a gravidade das denúncias contra o ministro Rui Costa (Casa Civil), investigado na compra de respiradores fantasmas de R$ 48 milhões, e disse que irá pautar sua convocação para depor. A maioria oposicionista deve aprovar a proposta do deputado Sanderson (PL-RS), que cita notícia de que Costa manifestou “descontentamento” ao diretor da Polícia Federal quanto ao inquérito que apura o caso.

Interferência

Para Sanderson, que também é delegado, a abordagem do ministro caracteriza clara tentativa de interferência nas investigações da PF.

Votação na terça

A convocação de Rui Costa deverá ser votada já na próxima reunião deliberativa da comissão, marcada para terça-feira (10).

Maioria de oposição

A convocação deve ser aprovada pela maioria de oposição na Comissão de Segurança, mas o PT e aliados devem tentar obstruir a votação.

Blindagem na marra

A “dona” dos respiradores fez delação e implicou Costa. Clarice Taddeo revelou que a polícia baiana tentou blindar o ministro “agressivamente”.

Batendo cabeças

Alexandre Silveira aumentou a lista de desafetos, que tem no topo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro não falam a mesma língua sobre a crise de energia para a qual o titular de Minas e Energia não aponta solução.

Parado há 30 dias

Completa um mês neste sábado (6) a paralisação no STF da ação que pretende liberar porte de maconha. A tramitação, perigando a liberação da droga, foi suspensa após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Troca-troca

O nome de Aloizio Mercadante no lugar Jean Paul Prates desanimou investidores da Petrobras, mas, como desgraça pouca é bobagem, abriu a briga dos ex-ministros Guido Mantega e Nelson Barbosa pelo BNDES.

Pau ôco

É atribuída ao marqueteiro Sidônio Palmeira a súbita devoção do neoreligioso Lula, a depender da plateia. O petista foi orientado a falar mais de Deus para melhorar a avaliação entre evangélicos.

Tocou, derreteu

Ao constatar queda no lucro das estatais brasileiras, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a uma conclusão: “Lula tem o toque de Midas, só que ao contrário. Tudo que ele toca, derrete, vira m...”.

O ódio venceu

Gabinete do deputado Daniel Freitas (PL-SC) foi vandalizado em plena luz do dia, em Florianópolis. O alvo foi a fachada com imagem do parlamentar, do governador Jorginho Mello (PL) e de Jair Bolsonaro.

Lipoaspiração

Com mais de 35 anos de tucanato, o deputado Aécio Neves (MG) analisou a situação do desidratado partido. Culpa João Dória pela crise e diz que o PSDB passa por “lipoaspiração”.

Uma vergonha

Os vereadores Carlim Imperador e Fábio Paixão, do Solidariedade, saíram na mão na Câmara de Planaltina (GO). A Casa é a mesma que, em 2023, um parlamentar fez som de macaco para outro colega negro.

Pensando bem...

...em ano eleitoral, até comuna vira carola e beato, carnavalesco.

 

No último dia da janela partidária, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Netto, assinou nessa sexta-feira (5) a ficha de filiação ao PL, partido liderado pelo prefeito JHC.
No último dia da janela partidária, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Netto, assinou nessa sexta-feira (5) a ficha de filiação ao PL, partido liderado pelo prefeito JHC. - Foto: : Divulgação
 


Mais matérias
desta edição