app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Cláudio Humberto

Confira os destaques da política nacional #CH04042024

.

Por Claudio Humberto | Edição do dia 04/04/2024 - Matéria atualizada em 04/04/2024 às 04h00

/O alagoano HUMBERTO MARTINS, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi um dos homenageados pelos 35 anos dos tribunais regionais federais (TRFs) do Brasil, em solenidade ocorrida ontem, em Brasília. Ao seu lado, também tiveram reconhecido o seu trabalho em prol da magistratura o ministro Paulo Sérgio (STJ), o ministro Carlos Veloso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a ministra Regina Helena (STJ)

 

Foto: DIVULGAÇÃO
 

PODER SEM PUDOR: Vantagens da soneca

O poeta chileno Pablo Neruda era conhecido pelo hábito de abandonar qualquer coisa, após o almoço, por uma boa soneca. Era candidato a presidente de seu país quando visitou o Brasil. Em uma de suas muitas entrevistas, ele acabaria sendo confrontado com aquele hábito que fazia as delícias dos adversários. Neruda respondeu com tranquilidade: “Claro, vou continuar com a sesta. Enquanto estiver dormindo, a população saberá que não lhe vou fazer nenhum mal...”

Governo abafa caso da agressão do filho de Lula

O Planalto age fortemente para abafar a denúncia da médica Natália Schincariol à polícia contra Luís Cláudio, filho mais novo de Lula, por continuadas agressões físicas e morais. A omissão vergonhosa inclui parte da imprensa, em geral intolerante contra casos enquadrados na Lei Maria da Penha. Não houve qualquer reação oficial. Ministros da Mulher, da Justiça ou dos Direitos Humanos e nem a Presidência divulgaram frase, sequer nota, nem repudiaram o denunciado agressor de mulher.

Condescendência

A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara, presidida pela petista Ana Pimentel (MG), rasgou a máscara e se calou diante da covardia.

Cadeia para quem?

Em Rondonópolis (MT), março de 2023, Lula gritou lacração: “Lugar de homem que bate em mulher é na cadeia”. Exceto para o filhão, claro.

Ao menos uma

À coluna, a procuradoria Especial da Mulher do Senado, Zenaide Maia (PSD-RN), disse se solidarizar à vítima e acompanhar o caso. Só isso.

Cortina de fumaça

Parlamentares de oposição apostavam, ontem, que seria questão de horas a nova operação policial para abafar as denúncias de agressões físicas e morais de Luiz Cláudio, filho caçula de Lula, contra a ex-mulher.

Arquivos do ex-Twitter indicam autoritarismo no TSE

A série de reportagens “Twitter Files” (Arquivos do Twitter), do jornalista americano Michael Shellenberger, revela como o Brasil está inserido na disputa político-ideológica pelo controle de informações. Desde que o empresário Elon Musk comprou a rede social Twitter, há dois anos, uma equipe de jornalistas independentes passa pente fino em trocas de e-mails, memorandos e outros documentos que comprovam a relação promíscua entre autoridades públicas e as redes sociais, mundo afora.

Expressão é direito

A reportagem mostra a atuação do Judiciário brasileiro, em especial do TSE, que “infringe direitos humanos” diz o jornalista.

Censura jabuticaba

“É como uma ditadura”, disse Shellenberger à Revista Oeste. Para aplicar censura “em outros países [ao menos] há uma burocracia”.

Só Twitter resistiu

Um dos e-mails mostra que Google, Facebook, Uber, WhatsApp e Instagram cederam todos os dados requisitados pelo TSE.

História que orgulha

A WEG anunciou a substituição do CEO mais admirado do País, Harry Schmelzer, há 43 anos na companhia, por Alberto Kuba, 22 anos de casa. Nascida oficina de motores elétricos em Jaraguá do Sul (SC), a WEG virou empresa global com valor de mercado de R$ 160 bilhões.

Inteligência policial

O Paraná conseguiu reduzir em 28,7% o número de mortos em confrontos com forças de segurança do Estado, ao comparar 2022 com 2023. O levantamento é do Ministério Público estadual.

Bolsonaro no Nordeste

Jair Bolsonaro começa nesta sexta (5) o tour pelo Nordeste em Maceió, onde recebe título de cidadão alagoano. O ex-presidente também passará João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Curuaru (PE).

De volta à cena

Sem medo de beijar cobra na boca, Lula volta a Pernambuco nesta quinta (4) para inaugurar a inacabada estatal Hemobrás, palco de escândalos variados nos governos do PT.

Prévia

Instabilidade que derrubou WhatsApp e Instagram movimentou a classe política nesta quarta (3). Flávio Bolsonaro (PL-RJ) provocou: “Acharam ruim o apagão nas redes? Imagina quando o PT regular a internet…”.

Direita avança

Pesquisa do Wall Street Journal mostra avanço da direita nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O republicano Donald Trump supera o democrata Joe Biden em seis estados decisivos no pleito deste ano.

 

O alagoano HUMBERTO MARTINS, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi um dos homenageados pelos 35 anos dos tribunais regionais federais (TRFs) do Brasil, em solenidade ocorrida ontem, em Brasília. Ao seu lado, também tiveram reconhecido o seu trabalho em prol da magistratura o ministro Paulo Sérgio (STJ), o ministro Carlos Veloso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a ministra Regina Helena (STJ)
O alagoano HUMBERTO MARTINS, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi um dos homenageados pelos 35 anos dos tribunais regionais federais (TRFs) do Brasil, em solenidade ocorrida ontem, em Brasília. Ao seu lado, também tiveram reconhecido o seu trabalho em prol da magistratura o ministro Paulo Sérgio (STJ), o ministro Carlos Veloso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a ministra Regina Helena (STJ) - Foto: DIVULGAÇÃO
 


Mais matérias
desta edição